Descrição: |
Lucas A. do Nascimento (UFSC)
O objetivo do presente workshop é apresentar e discutir o episódio histórico da Teoria Heliocêntrica, e, além disso, como uma atividade prática, analisar previamente a inserção desse conteúdo (por meio de uma perspectiva historiográfica) nos livros didáticos de Ciências da Natureza e/ou Física, aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A importância deste episódio histórico é relacionada principalmente ao nome de Nicolau Copérnico (1473-1543), por estar ligado a uma das maiores revoluções astronômicas da Era Cristã: a Revolução Copernicana. Copérnico alterou a posição da Terra, bem como adicionou a ela dois movimentos, o de rotação e o de translação. Dessa forma, o que pode ter influenciado Copérnico a representar o mundo de uma forma distinta da que estava estabelecida em sua época? Quando Copérnico propôs alterações à Teoria Geocêntrica, será que este estava convencido de que ela toda estava equivocada? Ou ainda, existiram dificuldades para a aceitação da teoria heliocêntrica? Em um primeiro momento, busca-se apresentar elementos que possam responder essas e outras possíveis questões. Em seguida, apresenta-se a perspectiva historiográfica adotada para análise prévia dos livros didáticos, a mesma consiste de forma central nas discussões sobre vícios historiográficos (História whig, pseudo-história e quase-história). A partir de todas discussões, propõe-se a realização da atividade de análise dos livros didáticos, onde irá buscar evidenciar (ou não) a existência de vícios historiográficos nesses materiais em relação ao conteúdo sobre Teoria Heliocêntrica. Por fim, espera-se que os participantes do workshop desenvolvam e/ou ampliem sua criticidade acerca da qualidade dos livros didáticos usados em situações no ensino de ciências/física. |
UF: |
|
Município: |
|