INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 29 de Março de 2024

Inscrição nos Cursos e Eventos de Extensão

Para realizar a solicitação de inscrição nesta ação deve-se observar as instruções abaixo:

O Workshop 03 acontecerá no dia 23 de julho, terça-feira, das 15h30min às 17h, com carga horária de 1,5h.

Atenção: carga horária e horário deste Workshop atualizados em 12 de abril de 2019.

Formulário de Inscrição
Dados Pessoais
Título da Ação: VII Jornada de História da Ciência e Ensino
Tipo: EVENTO
Título da Mini Atividade: WORKSHOP 03: A teoria heliocêntrica, a historiografia da ciência e os livros didáticos: um produto confiável?
Tipo da Mini Atividade: MINI CURSO
Início: 23/07/2019
Fim: 23/07/2019
Horário: 15h30min às 17h
Carga Horária: 2
Descrição:

Lucas A. do Nascimento (UFSC)

 

O objetivo do presente workshop é apresentar e discutir o episódio histórico da Teoria Heliocêntrica, e, além disso, como uma atividade prática, analisar previamente a inserção desse conteúdo (por meio de uma perspectiva historiográfica) nos livros didáticos de Ciências da Natureza e/ou Física, aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A importância deste episódio histórico é relacionada principalmente ao nome de Nicolau Copérnico (1473-1543), por estar ligado a uma das maiores revoluções astronômicas da Era Cristã: a Revolução Copernicana. Copérnico alterou a posição da Terra, bem como adicionou a ela dois movimentos, o de rotação e o de translação. Dessa forma, o que pode ter influenciado Copérnico a representar o mundo de uma forma distinta da que estava estabelecida em sua época? Quando Copérnico propôs alterações à Teoria Geocêntrica, será que este estava convencido de que ela toda estava equivocada? Ou ainda, existiram dificuldades para a aceitação da teoria heliocêntrica? Em um primeiro momento, busca-se apresentar elementos que possam responder essas e outras possíveis questões. Em seguida, apresenta-se a perspectiva historiográfica adotada para análise prévia dos livros didáticos, a mesma consiste de forma central nas discussões sobre vícios historiográficos (História whig, pseudo-história e quase-história). A partir de todas discussões, propõe-se a realização da atividade de análise dos livros didáticos, onde irá buscar evidenciar (ou não) a existência de vícios historiográficos nesses materiais em relação ao conteúdo sobre Teoria Heliocêntrica. Por fim, espera-se que os participantes do workshop desenvolvam e/ou ampliem sua criticidade acerca da qualidade dos livros didáticos usados em situações no ensino de ciências/física.

Estrangeiro:
Informe seu CPF:    (clique na lupa para buscar seus dados pelo CPF informado)
Nome Completo:
Data de Nascimento: Ex.:(dd/mm/aaaa)
Instituição:
 
Endereço
CEP: Buscar Endereço (clique na lupa para buscar o endereço do CEP informado)
Rua/Av.: Número:
Bairro:
UF: Município:
 
Contato
E-mail:
 
Arquivo
Descrição do Arquivo:
Arquivo:
 
Campos de preenchimento obrigatório.


<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv1.appdocker4-inst1v3.8.1.855 29/03/2024 07:37