INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 19 de Abril de 2024

Inscrição nos Cursos e Eventos de Extensão

Para realizar a solicitação de inscrição nesta ação deve-se observar as instruções abaixo:

O Workshop 18 acontecerá no dia 23 de julho, terça-feira, das 15h30min às 17h, com carga horária de 1,5h.

Formulário de Inscrição
Dados Pessoais
Título da Ação: VII Jornada de História da Ciência e Ensino
Tipo: EVENTO
Título da Mini Atividade: WORKSHOP 18: A Tabela periódica na história: representações científicas
Tipo da Mini Atividade: MINI CURSO
Início: 23/07/2019
Fim: 23/07/2019
Horário: 15h30min às 17h
Carga Horária: 2
Descrição:

Gabriela Fernandes (UNIDAVI)

Camille Vitória Russi Pereira (UNIDAVI)

Sara Defrein Lindner (UNIDAVI)

Sandra Aparecida dos Santos (UNIDAVI)

 

No ano de 1869, Dimitri Mendeleiev iniciou estudos que resultaram na criação da tabela periódica, divulgada por meio de um livro sobre os 60 elementos conhecidos na época; foi criada com o intuito de organizar as informações já obtidas a fim de facilitar o acesso aos dados respectivos. Quando a tabela periódica foi inventada, muitos elementos ainda eram desconhecidos, hoje contém 118 elementos químicos. A tabela periódica é uma junção de elementos químicos que são ordenados por números atômicos, configuração eletrônica e propriedades periódicas, compondo-se por linhas e colunas. As linhas são denominadas períodos e as colunas são denominadas grupos ou famílias. As famílias que existem na tabela são: Metais Alcalinos, Metais Alcalinos-terrosos, Metais de transição: actinídeos e lantanídeos, Não Metais, Semimetais, Metais Representativos, Halogênios e Gases Nobres. Em relação aos dados expressados na tabela periódica é possível considerar que, “[…] promovem a compreensão dos processos químicos estreitando as relações dos meios cultural e natural” (GONÇALVES, 2019). Esse workshop objetiva mostrar que a tabela periódica além de ser um objeto de estudo, está presente no cotidiano de todas as pessoas, por meio de textos de divulgação científica (SACKS, 2002; KEAN, 2011). Propõe-se a realização de experimentos que expliquem ações do dia a dia, bem como, serão apresentadas desde as primeiras tabelas periódicas até as últimas, atualizadas, de maneira contextualizada e situada ao momento histórico de elaboração.

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