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Oscar Silva Neto (IFSC / UFSC)
David Antonio da Costa (IFSC / UFSC)
Este trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa inicial de doutorado cujo objetivo é investigar uma matemática a ensinar, uma proposta de estudos da história da formação de professores desenvolvida pela ERHISE (Équipe de Recherche em Historie Sociale de l´´Education) sediada em Genebra, na Suíça, coordenada pela professora Rita Hofstetter. No Brasil, as pesquisas baseadas neste referencial teórico-metodológico são desenvolvidas por integrantes do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (Ghemat Brasil), ao qual os autores se filiam. Estes estudos são realizados numa perspectiva histórica no âmbito de instituições de ensino industrial, modalidade de ensino criada pela Lei Orgânica do Ensino Industrial, uma das partes da Reforma Capanema. A Escola Industrial de Florianópolis (nome dado para o IFSC nos anos de 1942 a 1965) abrigou experts e intelectuais, como Franklin Cascaes, Professor de Desenho Industrial e Cid Rocha Amaral, Diretor da Escola Industrial, que produziram conhecimentos que circularam na escola, voltados aos alunos que frequentavam as classes dos cursos industriais básicos. Além disso, nesta época, o ensino de Matemática nestas instituições sofreu influência dos Estados Unidos, com a criação da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) que produziu orientações didático-pedagógicas para os profissionais que ali trabalhavam, os chamados Boletins da CBAI. A metodologia aplicada será a Análise Documental, de Cellard (2008) e Valente (2007). Os documentos utilizados foram as fontes documentais, tais como livros didáticos, legislação de ensino, papéis contidos nos arquivos escolares e materiais produzidos por cotidianos passados como: cadernos de alunos, provas e exames, relatórios de inspeção, dentre outros. Os níveis escolares analisados são as turmas do Ensino Industrial pertencentes à Escola Industrial de Florianópolis. O workshop pretende mostrar de que maneira a Matemática foi sendo desenvolvida no IFSC, desde a década de 1940 e como este legado contribui para o desenvolvimento da instituição. |
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