INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Leituras dramatizadas de textos em inglês - 2022
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 0
Área Principal: Cultura Área do CNPq:
Unidade Proponente: COORDENADORIA DA ÁREA DE CULTURA GERAL - JLE Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização: Joinville - SC
Espaço de Realização: IFSC câmpus Joinville (on-line)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2022_PROEX Fluxo Contínuo - Programas Projetos ou Cursos 2022)
Modalidade do Curso: Tipo do Curso:
Tipo do Evento: Carga Horária: Quantidade de Vagas: 30

Resumo

Trata-se de curso de língua inglesa, cujo público-alvo principal da comunidade externa são estudantes dos nonos anos da Escola Municipal Zulma do Rosário (Joinville). O público- alvo secundário são estudantes da comunidade interna, alunos dos terceiros semestres dos cursos integrados em Mecânica e Eletroeletrônica, do IFSC Joinville. A proposta é aliar os conhecimentos da língua inglesa que os estudantes já possuem aos de interpretação oral por meio de leituras expressivas (dramatizadas) de poemas, letras de canções, pequenos contos, textos reflexivos, de forma que os participantes fruam da sonoridade e interpretação dos textos e ampliem a sua capacidade auditiva, vocabular e de pronúncia. O curso tem como fundamentação teórica as percepções e pesquisas de García e Li Wei (2014), García, Johson e Seltzer (2017) e Rabbidge (2019), as quais apontam para a necessidade do desenvolvimento de atividades que promovam o "to act on learning": aprendendo por ações significativas. Também, leva em conta a pesquisa de doutorado de Martins (2019) a qual demonstrou que os entrevistados tiveram "pouca oferta dessas atividades (extras) nos seus campi, cabendo reflexão se algo não pode ser feito a respeito, principalmente, quanto à oralidade, significativamente almejada pelos alunos, conforme verificado nas entrevistas" (MARTINS, 2019, p. 263). Ainda, o curso respalda-se na PEPEAL-IFSC 2018 (Política de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Área de Línguas do IFSC), a qual no inciso II do Artigo 13 traz a responsabilidade de se: "II - possibilitar aos alunos o desenvolvimento da leitura, da escuta, da produção textual oral/sinalizada e escrita na língua-alvo, de acordo com os objetivos de aprendizagem definidos para cada curso ou unidade curricular". O curso acontecerá on-line, pelo Google Meet, em 16 horas. 10 horas serão de encontros síncronos (on-line); um encontro de 60 minutos por semana. 6 horas serão de atividades discentes assíncronas (exercícios) distribuídas em 6 semanas (01 hora por semana), conforme o cronograma de desenvolvimento constante na metodologia. Os encontros pelo Google Meet serão nos períodos matutino e vespertino, visando contemplar os alunos dos dois turnos, tanto da comunidade interna como da externa. Os encontros acontecerão nas terças-feiras de manhã e à tarde (ou em outro dia, caso seja necessário adaptação). Nos encontros, serão passados e trabalhados os textos a serem lidos expressivamente. Os textos serão estudados e ensaiados em voz alta. A condução dos ensaios será feita pelo professor de inglês, o coordenador do projeto. Para a leitura dos textos, serão apresentadas técnicas de desenvolvimento e melhoria tanto da audição, do vocabulário quanto da pronúncia; as técnicas serão de repetição parcelada, agrupada, de leitura integral e “shadowing. O material a ser usado será elaborado e fornecido on-line pelo professor, não havendo despesa financeira nem para os inscritos no curso nem para o IFSC Joinville. Os alunos menores de idade deverão apresentar autorização dos responsáveis para participar do curso. A divulgação do curso aos possíveis participantes ocorrerá do dia 25/04/2022 ao dia 10/05/2022. As inscrições de 11 a 30/05/22. O início das atividades se dará em 31/05/22. Dois alunos do IFSC Joinville participarão como discentes extensionistas (um do Curso Integrado em Mecânica e um do Curso Integrado em Eletroeletrônica). O do curso de mecânica participará no período da tarde; o de Eletroeletrônica participará no período da manhã. Os extensionistas terão 8 horas de participação cada um nas atividades de cooperação com o professor. Auxiliarão o professor (e coordenador do curso) nos exercícios de pronúncia ao longo do curso quando demandados. Receberão instrução prévia para isso em reunião on-line. Os extensionistas juntamente com o coordenador do curso compilarão e tabularão as respostas das avaliações de receptividade do curso e dos conteúdos ministrados (AVALIAÇÃO 1 e 2, constantes no cronograma de desenvolvimento). As respostas dessas avaliações cooperarão para possíveis melhorias deste curso, bem como da aplicação de atividades semelhantes nas aulas de inglês dos cursos Integrados em Mecânica e Eletroeletrônica do câmpus Joinville.


Público Alvo Externo

Estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zulma do Rosário, localizada na Rua das Cabeleleiras, 101, CEP 89220740, bairro Costa e Silva, Joinville, SC.



Membros da Equipe

  KELLY SAORI KANEKO EICHENBERG MOTTA
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE EXTENSIONISTA
  ÊNIO TAKAHASHI ALCÂNTARA
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE EXTENSIONISTA
  JOSE CARLOS MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst1v3.8.1.855 28/03/2024 07:37