INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 27 de Outubro de 2021

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Leituras dramatizadas de textos em inglês
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 0
Área Principal: Cultura Área do CNPq:
Unidade Proponente: COORDENADORIA DA ÁREA DE CULTURA GERAL - JLE Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização: Joinville - SC
Espaço de Realização: IFSC câmpus Joinville (on-line)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PROEX Fluxo Contínuo - Projetos ou Cursos)
Modalidade do Curso: Tipo do Curso:
Tipo do Evento: Carga Horária: 16 Quantidade de Vagas: 35

Resumo

TO curso tem como fundamentação teórica as percepções e pesquisas de García e Li Wei (2014), García, Johson e Seltzer (2017) e Rabbidge (2019), as quais apontam para a necessidade do desenvolvimento de atividades que promovam o "to act on learning": aprendendo por ações significativas. Também, leva em conta a pesquisa de doutorado de Martins (2019) a qual demonstrou que os entrevistados tiveram "pouca oferta dessas atividades (extras) nos seus campi, cabendo reflexão se algo não pode ser feito a respeito, principalmente, quanto à oralidade, significativamente almejada pelos alunos, conforme verificado nas entrevistas" (Martins, 2019, p. 263). Ainda, o curso respalda-se na PEPEAL-IFSC 2018 (Política de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Área de Línguas do IFSC), a qual no inciso II do Artigo 13 traz a responsabilidade de se: "II - possibilitar aos alunos o desenvolvimento da leitura, da escuta, da produção textual oral/sinalizada e escrita na língua-alvo, de acordo com os objetivos de aprendizagem definidos para cada curso ou unidade curricular". O curso acontecerá on-line, pelo Google Meet, em 16 horas. 10 horas serão de encontros síncronos (on-line); um encontro de 60 minutos por semana. 6 horas serão de atividades discentes assíncronas (exercícios) distribuídas em 6 semanas (01 hora por semana), conforme o cronograma de desenvolvimento abaixo. Os encontros pelo Google Meet serão nos períodos matutino e um vespertino, visando contemplar os alunos dos dois turnos, tanto da comunidade interna como da externa. Os encontros acontecerão nas quintas-feiras de manhã e à tarde (ou em outro dia, caso seja necessário adaptação). Nos encontros, serão passados e trabalhados os textos a serem lidos expressivamente. Os textos serão estudados e ensaiados em voz alta. A condução dos ensaios será feita pelo professor de inglês, o coordenador do projeto. Para a leitura dos textos, serão apresentadas técnicas de desenvolvimento e melhoria tanto da audição, do vocabulário quanto da pronúncia; as técnicas serão de repetição parcelada, agrupada, de leitura integral e “shadowing. O material a ser usado será elaborado e fornecido on-line pelo professor, não havendo despesa financeira nem para os inscritos no curso nem para o IFSC Joinville. Os alunos menores de idade deverão apresentar autorização dos responsáveis para participar do curso. A divulgação do curso aos possíveis participantes ocorrerá do dia 05 ao dia 15/10/2021. As inscrições de 16 a 19/10/21. O início das atividades se dará em 28/10/21. Dois alunos do IFSC Joinville participarão como discentes extensionistas (um do Curso Integrado em Mecânica e um do Curso Integrado em Eletroeletrônica). O do curso de mecânica participará no período da manhã; o de Eletroeletrônica participará no período da tarde. Os extensionistas terão 8 horas de participação cada um nas atividades de cooperação com o professor. Os extensionistas auxiliarão o professor (e coordenador do curso) nos exercícios de pronúncia ao longo do curso quando demandados. Receberão instrução prévia para isso em reunião on-line. Os extensionistas juntamente com o coordenador do curso compilarão e tabularão as respostas das avaliações de receptividade do curso e dos conteúdos ministrados (AVALIAÇÃO 1 E 2, constantes no cronograma de desenvolvimento). As respostas dessas avaliações cooperarão para possíveis melhorias deste curso, bem com da aplicação de atividades semelhantes nas aulas de inglês dos cursos Integrados em Mecânica e Eletroeletrônica do câmpus Joinville. Cronograma de desenvolvimento do curso: - A 1ª aula (28/10/21) será síncrona e introdutória, pelo Google Meet: apresentação aos alunos da metodologia e demonstração de como se desenvolverá a prática do inglês expressivo. - A 2ª aula (04/11/21) será síncrona pelo Google Meet. Serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Lyrics 5 hundred miles (song)”. - A 3ª aula (11/11/21) será assíncrona: exercícios de oralidade e de vocabulário pertinentes ao texto “Lyrics 5 hundred miles (song)”. - A 4ª aula (18/11/21) será síncrona pelo Google Meet: revisitação ao texto “Lyrics 5 hundred miles (song)”. Serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Fainting Robin (poem by Emily Dickinson)”. - A 5ª aula (25/11/21) será assíncrona: exercícios de oralidade e de vocabulário pertinentes ao texto “Fainting Robin (poem by Emily Dickinson)”. - A 6ª aula (02/12/21) será síncrona pelo Google Meet: revisitação ao texto “Fainting Robin (poem by Emily Dickinson)”. Serão trabalhados a audição, o vocabulário a leitura expressiva e a fruição do texto “What you are to me (unknown author)”. - A 7ª aula (09/12/21) será assíncrona: exercícios de oralidade e de vocabulário (gravação de áudio) pertinentes ao texto “What you are to me (unknown author)”. AVALIAÇÃO 01. - A 8ª aula (03/02/22) será síncrona pelo Google Meet: retomada do curso, após o período de férias, com revisitação a textos trabalhados nas aulas anteriores: leitura expressiva pelos alunos de partes dos textos. - A 9ª aula (10/02/21) será síncrona pelo Google Meet: serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Prayer of Francis of Assisi”. - A 10ª aula (17/02/22) será assíncrona: exercícios de oralidade e de vocabulário pertinentes ao texto “Prayer of Francis of Assisi”. - A 11ª aula (24/02/22) será síncrona: revisitação ao texto “Prayer of Francis of Assisi”. Serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Figure it out (Poem by Edgar Albert Guest)”. - A 12ª aula (03/03/22) será síncrona pelo Google Meet (continuação do texto anterior): serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Figure it out (Poem by Edgar Albert Guest)”. - A 13ª aula (10/03/22) será assíncrona: exercícios de oralidade, de vocabulário e gravação de áudio pertinentes ao texto “Figure it out (Poem by Edgar Albert Guest)”. - A 14ª aula (17/03/22) será síncrona pelo Google Meet. Serão trabalhados a audição, o vocabulário, a leitura expressiva e a fruição do texto “Start Fresh (Poem by Ruchi Catendra)”. - A 15ª aula (24/03/22) será assíncrona: exercícios de oralidade, de vocabulário e gravação de áudio pertinentes ao texto “Start Fresh (Poem by Ruchi Catendra)”. AVALIAÇÃO 02 - A 16ª aula (31/03/22) será síncrona pelo Google Meet. Revisitação ao texto “Start Fresh (Poem by Ruchi Catendra)”. Leitura de partes dos textos vistos durante o curso. Considerações finais.


Público Alvo Externo

Estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zulma do Rosário, localizada na Rua das Cabeleleiras, 101, CEP 89220740, bairro Costa e Silva, Joinville, SC.



Membros da Equipe

  PATRICK MESQUITA
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE EXTENSIONISTA
  ERIC GABRIEL BERTHOLDI
Categoria: DISCENTE
Função : DISCENTE EXTENSIONISTA
  JOSE CARLOS MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst1v3.8.1.641 27/10/2021 16:32