Andrea Bortolotto (CESIMA/PUC-SP)
Andreia Medolago de Medeiros (CESIMA/PUC-SP)
Márcia Helena Mendes Ferraz (CESIMA/PUC-SP)
Ana Maria Alfonso-Goldfarb (CESIMA/PUC-SP)
Laís dos Santos Pinto Trindade (CESIMA/PUC-SP)
Este minicurso pretende expor a estreita relação entre as modificações das ideias de matéria e as técnicas de obtenção de metais e de açúcar em dois contextos distintos, cada qual caracterizando um momento do minicurso: primeiramente a Europa no século XVIII e, em seguida, o Brasil entre os séculos XVIII e XIX. Em um terceiro momento abordaremos as possibilidades didáticas do uso dessa temática na perspectiva da História da Ciência e ensino da química contemporânea. O primeiro momento leva em consideração as discussões sobre os aspectos do reino mineral e a obtenção de metais na Europa, discutindo os estudos da época sobre a transformação da matéria que resultam em novas técnicas para o reconhecimento, separação e classificação mineral, enfatizando o saber prático característico dos metalurgistas e mineiros dessa época. No segundo momento tomaremos contato com as novas concepções sobre a matéria e como elas chegam ao Brasil através das publicações da Casa Literária do Arco do Cego e os debates delas advindos, que promoveram modificações nos processos de obtenção do açúcar, uma das principais culturas do Brasil na época. Finalizaremos no terceiro momento, com uma discussão sobre os impactos desses novos conhecimentos no currículo da ciência, refletindo sobre a importância de abordagem da História da Ciência, inter-relacionando as esferas histórica, historiográfica e epistemológica para o desenvolvendo de novas possibilidades didáticas para o ensino da química no Ensino Médio e Superior.
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
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