INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: MINICURSO 07. Contribuições da História da Ciência para o Ensino de Química: proposta para trabalhar a Termoquímica.
Local: IFSC Câmpus Jaraguá do Sul Rau
Período: 22/07/2019 até 24/07/2019 Horário: 22/7: 15h às 17h- ; 23 E 24/7: 8h às 10h. Carga Horária: 6 Número de Vagas: 20


Resumo

Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA)

André Silva dos Reis (UEPA)

A Termoquímica por ser um tema que faz uso constante de equações químicas e matemáticas, é geralmente apresentada ao aluno apenas com o objetivo de capacitá-lo para a resolução dos problemas químicos, abstendo o aluno de compreender os processos de absorção e perda de energia pelas reações químicas no momento de rearranjo das ligações, e como esse processo afeta diretamente o universo no entorno. Outro ponto é que muitas vezes o tema é tratado de forma desconectada de um processo de elaboração das teorias que se iniciou há séculos atrás e está presente nos dias atuais. Nesse sentido, a História da Ciência permite o resgate aos fundamentos do processo de construção do conhecimento que compreendem a termoquímica. O minicurso visa trazer alternativas de inserção da História da Ciência como interface para o emprego dos conhecimentos abordados na termoquímica. Para tanto, se faz necessário uma abordagem inicial da importância da História da Ciência no Ensino de Química e como esta deve ser inserida pelo professor em sua prática de sala de aula. A 1ª Lei da termoquímica em princípios trata dos processos de conservação e transferência de energia em diferentes reações, que foram observados por muitos cientistas como físicos, matemáticos, químicos e médicos, que para compreender esses fenômenos tinham a experimentação como a principal ferramenta para comprovar suas teorias. Um pequeno experimento com materiais alternativos será proposto para observação das variações de temperaturas durante uma reação, a fim de realizar uma conexão com os princípios propostos pelos cientistas que constituem as bases da termoquímica. Portanto, a História da Ciência, nas aulas de Termoquímica pode colaborar para uma visão mais crítica sobre o conhecimento científico no estudo das Leis da Termodinâmica, a fim de contribuir com a compreensão do ensino, o que irá possibilitar ao aluno entender como o conhecimento foi construído com o decorrer da História da Ciência.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



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