Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA)
André Silva dos Reis (UEPA)
A Termoquímica por ser um tema que faz uso constante de equações químicas e matemáticas, é geralmente apresentada ao aluno apenas com o objetivo de capacitá-lo para a resolução dos problemas químicos, abstendo o aluno de compreender os processos de absorção e perda de energia pelas reações químicas no momento de rearranjo das ligações, e como esse processo afeta diretamente o universo no entorno. Outro ponto é que muitas vezes o tema é tratado de forma desconectada de um processo de elaboração das teorias que se iniciou há séculos atrás e está presente nos dias atuais. Nesse sentido, a História da Ciência permite o resgate aos fundamentos do processo de construção do conhecimento que compreendem a termoquímica. O minicurso visa trazer alternativas de inserção da História da Ciência como interface para o emprego dos conhecimentos abordados na termoquímica. Para tanto, se faz necessário uma abordagem inicial da importância da História da Ciência no Ensino de Química e como esta deve ser inserida pelo professor em sua prática de sala de aula. A 1ª Lei da termoquímica em princípios trata dos processos de conservação e transferência de energia em diferentes reações, que foram observados por muitos cientistas como físicos, matemáticos, químicos e médicos, que para compreender esses fenômenos tinham a experimentação como a principal ferramenta para comprovar suas teorias. Um pequeno experimento com materiais alternativos será proposto para observação das variações de temperaturas durante uma reação, a fim de realizar uma conexão com os princípios propostos pelos cientistas que constituem as bases da termoquímica. Portanto, a História da Ciência, nas aulas de Termoquímica pode colaborar para uma visão mais crítica sobre o conhecimento científico no estudo das Leis da Termodinâmica, a fim de contribuir com a compreensão do ensino, o que irá possibilitar ao aluno entender como o conhecimento foi construído com o decorrer da História da Ciência.
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst2v3.8.1.855 28/03/2024 12:55