Éverton Leandro Chiodini (UNIDAVI)
Sandra Aparecida dos Santos (UNIDAVI)
O presente workshop tem por objetivo propor o estudo da História da Ciência à partir do ciclo econômico da madeira (1930 – 1980) enfatizando o pioneirismo científico de Guilherme Gemballa em Rio do Sul – SC. Espera-se suscitar reflexões e inspirar práticas por meio de uma abordagem interdisciplinar entre as áreas da História e das Ciências da Natureza. Os documentos oficiais como a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e documentos oficiais como a BNCCcada vez mais vêm encorajando educadores a planejar ações interdisciplinares com o objetivo de ampliar e/ou reforçar os processos de ensinar e aprender. Outro fator considerado relevante para despertar o interesse dos estudantes é a proximidade entre o objeto/sujeito do estudo com a realidade dos mesmos. A aproximação entre o contexto sociocultural dos estudantes com os conceitos científicos, facilitam a apropriação dos saberes pelo estabelecimento de um vínculo emocional (VYGOTSKY, 2000). A formação continuada de professores no ensino público é garantida por lei, no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) que firma a União, os estados e os municípios obrigatoriamente como mantenedores e realizadores da formação continuada gratuitamente.
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
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