INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: WORKSHOP 16: Experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências: abordagens e possibilidades para a sala de aula
Local: IFSC-Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Período: 23/07/2019 até 23/07/2019 Horário: 15h30min às 17h Carga Horária: 2 Número de Vagas: 20


Resumo

Anelise G. de Luca(IFC - Araquari)

André L. Fachini de Souza (IFC - Araquari)

Mylena Larissa de Araujo (IFC - Araquari)

Nayara Stanski Tkaczyk (IFC - Araquari)

Franciele Dias Dordet (IFC – Araquari)

 

Este workshop pretende apresentar o percurso histórico da experimentação na Ciência, aproximando os estudos de Roger Bacon e Robert Boyle, uma vez que, representam maneiras de pensar de correntes importantíssimas em épocas distintas, símbolos de pontos extremos e contrários das formas de enxergar e interpretar o mundo a partir da experimentação (ALFONSO-GOLDFARB, 2001). É possível perceber que a aparente continuidade entre seus trabalhos evidenciou rupturas entre o universo da alquimia e da ciência moderna. Observar, elaborar hipóteses, experimentar, debater são atitudes que evidenciaram fazeres e saberes demonstrados por experimentadores de diversos períodos da história e que constituíram muito do que se pensa e do que se faz nas experimentações. A necessidade de olhar para o contexto escolar e encontrar vestígios de como a experimentação no ensino vem sendo desenhada ao longo dos tempos, faz com que se perceba a trajetória do desenvolvimento do Ensino de Ciências. O uso da experimentação no Ensino de Ciências ainda se constitui significativo e precisa ser explorado e pesquisado no contexto da escola, buscando possibilidades diversificadas de abordagens e entendimentos quanto a sua efetividade e como promotora de diálogos, favorecendo a aprendizagem. Desta forma o presente workshop especificamente apresentará um breve histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências e em seguida, desenvolverá experimentos considerando novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem: investigação, problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Como procedimentos metodológicos e didáticos: inicialmente a problematização do tema será desenvolvida por meio do questionamento: Como são realizadas as experimentações no Ensino de Ciências? A partir dos aspectos apresentados para o questionamento, será exposto o percurso histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências, enfatizando as contribuições de Roger Bacon, Robert Boyle entre outros pesquisadores, e as tendências pedagógicas que viabilizaram saberes e fazeres para o ensino e aprendizagem das ciências. E então será realizado o experimento: identificação e quantificação da vitamina C nos alimentos, considerando uma abordagem investigativa, contextualizada e interdisciplinar, proporcionando o planejamento e as discussões a cerca da experimentação no ensino de ciências.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst2v3.8.1.855 28/03/2024 20:14