Sarah Orthmann PPGECT (UFSC)
Eduardo A. Terrazzan (NEC UFSM)
Toda situação de ensino possui uma concepção epistemológica subjacente, assim como toda abordagem histórica é feita a partir de algum viés epistemológico, seja de forma explícita ou implícita. Isso implica na necessidade de que professores da Educação Básica (em formação e em serviço) desenvolvam uma capacidade de análise crítica dos processos de construção do conhecimento científico, o que requer também uma visão crítica sobre a Natureza da Ciência (NdC). As pesquisas desenvolvidas na área de Educação em Ciências estabelecem um consenso de que um dos objetivos da educação científica é propiciar aos estudantes uma boa compreensão desses processos. Nesse contexto, e considerando o papel de destaque que os Livros Didáticos desempenham na realidade escolar brasileira, pretendemos auxiliar os participantes deste workshop na identificação e na análise crítica de aspectos relativos à Natureza da Ciência presentes em textos típicos de Obras Didáticas de Física recomendadas pelo PNLD 2018 e em uso em Escolas Públicas de Ensino Médio do país. Iniciaremos as atividades colocando em debate, com o grande grupo, elementos conceituais relativos à Natureza da Ciência (NdC). Em seguida, os participantes serão solicitados a identificar, em trechos de Livros Didáticos que abordam História da Ciência, previamente selecionados, a presença de alguns aspectos relativos a NdC. Isso será feito, em pequenos grupos, sob nossa orientação e com o nosso apoio. Por fim, será retomada a organização com o grande grupo, de modo a que os participantes compartilhem os resultados do trabalho realizados sobre os textos didáticos. Todos os encaminhamentos serão pautados nas contribuições resultantes de trabalhos de pesquisa, desenvolvidos na área de Educação em Ciências, dedicados a discutir a Natureza da Ciência e sua incorporação como conteúdo de ensino, de modo que os estudantes do Ensino Médio sejam auxiliados na construção de concepções sobre Ciência o mais próximas possíveis daquelas sustentadas pelos aportes epistemológicos contemporâneos. Ao final, esperamos que os participantes estejam melhor preparados para uma avaliação crítica de textos, sobretudo de Livros Didáticos, acerca do tratamento dado à NdC, tendo em vista uma escolha criteriosa de tais textos para utilização em aulas de Física do Ensino Médio. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – código de financiamento 001 – e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
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