INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: CONFERÊNCIA: "Diálogo sobre a vida e obra de Fritz Müller".
Local: IFSC Câmpus Jaraguá do Sul Rau
Período: 22/07/2019 até 22/07/2019 Horário: 19h às 21h Carga Horária: 2 Número de Vagas: 150


Resumo

Luiz Roberto Fontes (Instituto Histórico de Blumenau)

Cézar Zillig (Instituto Histórico de Blumenau)


É um nome pouco conhecido dos brasileiros: Johann Friedrich Theodor Müller, ou simplesmente Fritz Müller. Ele é consagrado mundialmente como um dos maiores naturalistas do século XIX. Formado em Filosofia e em Medicina na Alemanha, com sólida formação em matemática e ciências naturais e título de doutor em Filosofia pela Universidade de Berlim, aos 30 anos emigrou para o Brasil, chegando em 1852 na colônia fundada havia apenas dois anos pelo Dr. Hermann Blumenau – a atual cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Lá, trabalhou por cinco anos na condição de colono, na lavoura, quando se mudou para Desterro (atual Florianópolis), onde se naturalizou brasileiro e exerceu a função de professor no Liceu Provincial por 11 anos, de 1856 a 1867. Retornou a Blumenau e lá viveu até o seu falecimento, em 1897.

Fritz Müller edificou uma notável obra científica, ao estudar a fauna de invertebrados e a flora catarinenses. Foi talvez o mais expressivo dentre os naturalistas no Brasil do século XIX e um dos maiores de todo o mundo. Com 264 publicações, notabilizou-se pelo pioneirismo no estudo de inúmeros grupos de invertebrados e plantas, com inúmeras descobertas que atuaram decisivamente para consolidar a Biologia como um ramo autônomo da ciência. O estudo mais conhecido, entretanto, é o livro em que apresenta um conjunto de comprovações factuais e pioneiras sobre a Teoria da Evolução das Espécies, apresentada em 1859 por Charles Darwin.

O livro Für Darwin foi elaborado na então Nossa Senhora do Desterro, e publicado no formato de brochura em Leipzig, em 1864. O livro traz um impressionante conjunto de observações originais sobre crustáceos, incluindo morfologia, fisiologia, ecologia, ontogenia e embriologia, realizadas à vista desarmada ou com o apoio de um microscópio monocular, muito simples para aquela época.

Für Darwin foi tão importante para a consolidação da Teoria Evolutiva que o próprio Charles Darwin solicitou ao autor, com quem passou a se corresponder regularmente em 1865, a permissão de traduzir a obra para o inglês e publicá-la em Londres, em 1869, em segunda edição atualizada e com capa dura, sob o título Facts and arguments for Darwin.

A nova edição foi totalmente financiada pelo naturalista inglês, que de 1865 até a sua morte, em 1882, correspondeu-se amistosamente com Fritz Müller, a quem designou o Príncipe dos Observadores da natureza, em louvor ao amigo com quem compartilhava informações, a quem confiava observações e experimentos de campo e de quem recebia apoio nos caminhos da Evolução das Espécies.

A presente conferência apresenta um diálogo entre dois pesquisadores brasileiros, dedicados à vida e obra de Fritz Müller. Cézar Zillig é autor de dois livros, incluindo “Dear Mr. Darwin: a intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin”. Luiz Roberto Fontes é um dos organizadores da exposição itinerante “Fritz Müller: Príncipe dos Observadores” (2010), do livro dessa exposição (2012), e da obra “Para Darwin: Für Darwin (1864)” (2009; 2017), que traduziu para o português o texto original e as atualizações da segunda edição, as resenhas bibliográficas, os necrológios e inclui outros textos.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst1v3.8.1.855 28/03/2024 07:01