Notícias > I Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense

Núcleo de Estudos Agroecológicos do Câmpus Canoinhas organiza evento para debater agroecologia no Planalto Norte

 

Para quem estuda e trabalha a agricultura com uma perspectiva ecológica, a Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense, que o Câmpus Canoinhas do IFSC realiza nos dias 5 e 6 de junho, é evento obrigatório na agenda do semestre. Durante os dois dias, palestras, mesas-redondas, oficinas didático-pedagógicas, exposição de pôsteres e apresentações artísticas vão reunir agricultores, estudantes e pesquisadores de entidades públicas e privadas para refletir sobre o fortalecimento da produção sustentável da agricultura familiar.

 

No IFSC, a organização da jornada está sob responsabilidade do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Planalto Norte (Neaplan), instalado desde 2016 no Câmpus Canoinhas, em parceria com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri) – regional de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Rede de Agroecologia Ecovida e Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte de Santa Catarina (Comsol).

 

“O trabalho em parceria sempre fortalece as ações e possibilita outros olhares e enfoques para o desenvolvimento de atividades”, enaltece a coordenadora do Neaplan e do curso técnico em Agroecologia, Magali Regina. “É um evento importante porque reunirá pesquisadores, agricultores e estudantes envolvidos com a agroecologia e, através dos trabalhos apresentados, das palestras e oficinas ministradas, novas possibilidades de parcerias, de pesquisas e de produção poderão acontecer na região”, complementa.

 

O evento conta com o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Programação

 

Para a abertura do evento, no dia 5 de junho, início da Campanha Nacional do Alimento Orgânico e Dia Mundial do Meio Ambiente, está confirmada a palestra com o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na unidade de Viamão e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão (Ecoviamão), Claudio Fioreze. Agrônomo de formação, Fioreze foi secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, em 2014, onde pautou a criação de mecanismos de inclusão dos pequenos agricultores nas políticas públicas, defendendo a agroecologia como saída para levar o agricultor de volta ao campo.

 

No dia 6 de junho, a programação da Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense segue com a realização de seis oficinas, com quarenta vagas cada: utilização de plantas alimentícias não convencionais; manejo de abelhas sem ferrão; acionador automático de baixo custo para irrigação; importância de sementes crioulas em assentamentos; enxertia de araucária; e ajuste de dietas para bovinicultura leiteira.

 

As inscrições para as oficinas e palestras já estão abertas e devem ser feitas no portal do Neaplan na internet pelo site doNeaplan (http://canoinhas.ifsc.edu.br/neaplan/). Assim que confirmadas, as demais atividades também estarão disponíveis para consulta e inscrição no mesmo portal.

 

 

 


Notícia cadastrada em 21/05/2018 14:32  
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst130/11/2020 08:02