Notícias > Defesa de TCC Eng. Elétrica - José Lucas de Oliveira

 

DEFESA DE TCC ENG. ELÉTRICA

Aluno

José Lucas de Oliveira

Orientador

Prof. Rodrigo Coral, Dr. Eng.

 

 

Data e Horário

16/03/2021 às 16 h

Local

https://meet.google.com/fsi-pwcr-iqy

Título

APLICABILIDADE DOS CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0 EM UM LABORATÓRIO DE ENSAIOS

 

Banca

Prof. Rodrigo Coral, Dr. Eng. (Presidente)

Prof. Michael Klug, Dr. Eng

Prof. Stefano Zeplin, M. Eng.

Pedro Henklein, M. Sc.

 

Resumo

 

Diante da alta competitividade no cenário atual, as empresas almejam aprimorar seus processos a fim de reduzir perdas e elevar a qualidade, confiabilidade e agregar valor ao seu produto. Esses objetivos alinham-se com os benefícios propostos por um dos maiores influenciadores da inovação atualmente, a Indústria 4.0. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a aplicabilidade das ferramentas da Indústria 4.0 em um laboratório de ensaios de produtos. Para alcançar esses objetivos, o trabalho fundamentou-se por meio de revisão bibliográfica sobre os temas e um questionário com profissionais da área de ensaios. Demonstrou-se que o do engenheiro possui um importante papel dentro deste processo, destacando a necessidade da alteração na sua formação para atender as novas exigências desta nova indústria, que há uma relação entre o laboratório e a Indústria 4.0, dessa forma a aplicação de suas ferramentas, tecnologias e conceitos podem gerar benefícios no ambiente de ensaios, desde que rompidos os desafios, sendo um deles a mão de obra qualificada e para isso uma estratégia de implantação foi proposta.

 

 

 

 

 

 

 

Obs – Devido à situação pandêmica em que nos encontramos, essa defesa ocorrerá de modo on-line e poderá ser acompanhada por todos através do link disponibilizado no cabeçalho na indicação do local da defesa.

 

 


Notícia cadastrada em 02/03/2021 20:37  

Baixar arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst228/03/2024 05:35