Notícias > OPORTUNIDADE PARA PESQUISA COM BOLSA.

Caros alunos,

 
Os professores Anderson Bertoldi e Thaís Collet selecionam dois bolsistas para participar de projeto de pesquisa:
 
1 bolsista PIBIC-Af (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas). Requisitos para o bolsista: ser aluno do ensino superior, ter entrado no IFSC por cotas afirmativas e ter disponibilidade de aproximadamente 20h semanais (a serem cumpridas conforme combinado com o professor orientador).
1 bolsista  PIBIC-IC.  Requisitos para o bolsista: ser aluno do ensino superior e ter disponibilidade de aproximadamente 20h semanais (a serem cumpridas conforme combinado com o professor orientador).
 
Valor da bolsa: 400,00.
Período: agosto de 2022 a julho de 2023.
Atividades do bolsista: visitas a escolas, coletas de dados por meio de entrevistas, participação em oficinas de metodologia de ensino de ciências para crianças e estudos dirigidos.
 
ProjetoEducação científica para crianças: investigando as concepções de ciência de professores da educação infantil.
Resumo: Tem havido nos últimos anos um apelo por um ensino de ciências mais focado na educação para a vida, e, a partir dessa preocupação, surge o questionamento sobre a idade ideal para o início do ensino de ciências. Assim, o presente projeto tem como objetivo investigar as concepções de docentes de educação infantil acerca de ciência e de ensino de Ciências para crianças. Para tanto, propõe-se uma pesquisa qualiquantitativa de cunho etnometodológico, empregando questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, com docentes da educação infantil de um município da região norte de Santa Catarina. A partir dessa pesquisa, busca-se responder três perguntas: (i) o que os docentes da Educação Infantil entendem como ciência?; (ii) os docentes da Educação Infantil acreditam que o ensino de Ciências pode ser desenvolvido com crianças?; e (iii) os docentes da Educação Infantil desenvolvem algum trabalho de educação científica com crianças?

 


Contato: Os interessados devem enviar e-mail para anderson.bertoldi@ifsc.edu.br até o dia 04/07.

Atenciosamente,
 

--

Anderson Bertoldi
Professor de Português
Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Jaraguá do Sul - RAU
Rua dos Imigrantes, 445 - Rau, Jaraguá do Sul/SC - Cep. 89254-830
(47) 3276-9600

Notícia cadastrada em 29/06/2022 15:21  
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst120/04/2024 04:53