Notícias > Defesa de TCC Eng. Elétrica - Letícia Beatriz Alves

 

 

DEFESA DE TCC ENG. ELÉTRICA

Aluno

Letícia Beatriz Alves

Orientador

Prof. Joice Luiz Jeronimo, Me.

 

 

Data e Horário

17/03/2021 às 14 h

Local

meet.google.com/irk-rmoj-gnv

Título

ANÁLISE DE VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE UMA REGIÃO DA CIDADE DE JOINVILLE-SC.

 

Banca

Profª. Joice Luiz Jeronimo, Me. (Presidente)

Profª. Ana Barbara Knolseisen Sambaqui, Dr.

Prof. André Bonetto Trindade, Esp.

Prof. Rafael Gomes Faust, Me.

 

Resumo

 

Em virtude da elevada demanda de energia elétrica, a busca por eficiência em equipamentos e processos de diversos setores já é uma realidade. Dessa forma, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem lançado programas como o PROCEL e PEE para incentivar projetos e desenvolvimento de produtos voltados à eficiência energética. Neste trabalho foi realizada a análise de viabilidade de substituição de luminárias no bairro Costa e Silva, na cidade de Joinville, Santa Catarina, seguindo as etapas para elaboração de um Projeto de Eficiência Energética de acordo com as diretrizes do PEE e PROPEE da ANEEL e das normas cabíveis, utilizando como critérios a redução da energia consumida, da demanda na ponta e a Relação Custo-Benefício (RCB) que deve ser igual ou menor do que 0,8. Com objetivo de embasar os resultados teóricos foi realizada análise da economia de energia de um sistema que já teve suas luminárias substituídas na Avenida Santos Dumont em Joinville, por meio de informações do sistema anterior e dados de consumo do sistema atual. Os resultados obtidos foram satisfatórios, demonstrando que a eficiência energética na iluminação pública é interessante e deve ser explorada, uma vez que beneficia toda sociedade com uma iluminação de melhor qualidade aliada a redução do consumo de energia e de recursos destinados a manutenção dos sistemas, visto que a vida útil destas novas luminárias é mais elevada.


Obs – Devido à situação pandêmica em que nos encontramos, essa defesa ocorrerá de modo on-line e poderá ser acompanhada por todos através do link disponibilizado no cabeçalho na indicação do local da defesa.


Notícia cadastrada em 04/03/2021 16:00  

Baixar arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst225/04/2024 17:02