IDD - GRUPO DE PESQUISA IDENTIDADES, DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA / PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - CAMPUS CANOINHAS
I CICLO DE DEBATES EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DEMOCRACIA
→ Os encontros ocorrerão após a leitura do(s) texto(s) indicado(s) e disponibilizado(s) ao grupo pelo mediador do debate, conforme o cronograma.
→ A ideia é manter a horizontalidade e democracia do debate, mesmo que de forma virtual, como se fosse uma roda de conversa sobre os textos lidos, tendo o mediador o papel tão somente de estimulador / provocador do debate que será realizado por todos os participantes.
→ Os links das salas virtuais, via google meet, serão disponibilizados pouco antes do dia do encontro.
CRONOGRAMA DE ENCONTROS / CICLO DE DEBATES (2021.2)
Data do encontro |
Texto(s) / livro(s) a ser debatido(s) |
Mediador responsável |
15/10/21 - Sexta, 19h |
CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. In: Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv 7(1): 179-208, 2009. Disponível em: http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/223/108 |
Paulo Odair Moreira |
29/10/21 - Sexta, 19h |
"Ética em tempos de pandemia". Texto e entrevista com o Prof. Renato Janine Ribeiro, disponível em: |
Reginaldo Antonio Marques dos Santos |
12/11/21 - Sexta, 19h |
FOUCAULT, Michel. “Os Corpos Dóceis” In: Vigiar e Punir – Ed. Vozes: Petrópolis, [1975] 1987. Página 162 à 194. Disponível em:https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/foucault_vigiar_punir.pdf |
Vilson C. Schenato |
26/11/21 - Sexta, 19h |
STREET, Brian. Implicações dos novos estudos do letramento para a pedagogia. In: Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Parábola: São Paulo, 2014. |
Claudia K. Tomaselli |
15/12/21 - Quarta,19h |
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 9ª Ed. Vozes, Petrópolis, RJ, 2007. Para o debate: Prefácio: Sobre as artimanhas da razão imperialista (pág. 17 à 32); Cap.I - Método científico e hierarquia social dos objetos (pág. 33 à 38); Cap. II - A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura (pag. 39 à 64); Cap. IX - Os excluídos do interior (pág. 216 à 227). Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Escritos-de-educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
|
Vilson C. Schenato |
09/02/2021 Quarta, 19h |
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. tradução Bhuvi Libâno – 8ª edição – Rio de Janeiro, 2019. Pdf disponível do livro completo da autora Bell Hooks: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62892454/bell-hooks-o-feminismo-e-para-todo-mundo |
Édina Aparecida da Silva Enevan |