Notícias > Retrofit do R-22: posso utilizar R-410A ou R-407C?

Considerando as restrições do Protocolo de Montreal, muitas empresas estão buscando por fluidos refrigerantes alternativos para substituir o R-22. Há diversas opções no mercado, mas cada uma apresenta características próprias de atuação, que são importantes para conhecimento do técnico de refrigeração.

Ultimamente, tem sido relatado no mercado que muitos procedimentos de Retrofit estão sendo realizados com R-407C ou R-410A. Embora esses produtos substituam R-22 em determinadas aplicações, eles trabalham com pressões diferentes e somente com óleo Poliól Éster (POE).

Dessa forma, no caso do R-410A, por exemplo, ele só pode ser aplicado em equipamentos que tenham sido projetados para R-410A, ou seja, deve sair de fábrica com esse produto.

Para o caso do R-407C, é possível realizar a substituição com esse fluido em um equipamento que esteja utilizando R-22, porém é necessário que sejam feitas ao menos 3 limpezas e substituição do óleo lubrificante, para garantir que, após o processo, haja menos de 5% de óleo mineral residual, conforme orientação dos fabricantes de compressores. Em alguns casos, ainda é necessário também substituir válvulas de expansão e pode haver perda de eficiência do sistema e até quebra, caso todos os procedimentos recomendados pelo fabricante não sejam realizados.

Dessa forma, o produto mais indicado para Retrofit do R-22, com melhor custo-benefício atualmente, é o fluido R-438A, que foi um fluido desenvolvido especialmente para substituição do R-22, atuando no sistema de forma similar em pressão e temperatura, e é compatível com os óleos OM, AB e POE. Além disso, o produto apresenta uma temperatura de descarga menor no sistema, o que preserva vida útil do compressor.


Notícia cadastrada em 18/05/2018 12:11  
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst125/04/2024 05:30