Political-Pedagogic Project

O egresso do curso possui um conjunto de habilidades que o torna capaz de resolver problemas relacionados à Matemática
Financeira, provendo segurança na tomada de decisão.
Dentre as áreas de atuação dos egressos, destacam-se:
➢ Comércio em geral;
➢ Microempresas urbanas e rurais;
➢ Atividades pessoais.

O egresso do curso possui um conjunto de habilidades que o torna capaz de resolver problemas relacionados à Matemática
Financeira, provendo segurança na tomada de decisão.
Dentre as áreas de atuação dos egressos, destacam-se:
➢ Comércio em geral;
➢ Microempresas urbanas e rurais;
➢ Atividades pessoais.

O egresso do curso possui um conjunto de habilidades que o torna capaz de resolver problemas relacionados à Matemática
Financeira, provendo segurança na tomada de decisão.
Dentre as áreas de atuação dos egressos, destacam-se:
➢ Comércio em geral;
➢ Microempresas urbanas e rurais;
➢ Atividades pessoais.

A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada Informática Básica orienta-se pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI)
do IFSC e pela Organização Didática (OD) do Campus Avançado Urupema.
O desenvolvimento do curso , ocorrerá com o uso de técnicas e recursos conforme segue:
a) Técnicas: aula expositiva e dialogada; uso de calculadoras científicas; aulas no laboratório de informática; trabalhos individuais e em

grupos; resolução de listas de exercícios; levantamento e busca da solução de problemas; apresentação de trabalhos.
b) Recursos: sala de aula; bibliografias; recursos audiovisuais; laboratório de informática; calculadora científica; material impresso.

Pedro Rater Vieira

pedro.vieira@ifsc.edu.br

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a

transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando.

Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa,
continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação
individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com colegas e professor.

Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os momentos do processo de ensino e
aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e
avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período
letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências.
De acordo com a Organização Didática do Campus Avançado Urupema, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo,
consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno,
previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
• obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de
competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do
aluno para o semestre seguinte;
• analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
• estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na
constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha
indicativos que sustentem tomadas de decisões.
Os conceitos e registro das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I – Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do módulo, apontando a situação do aluno no que se
refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
Será aprovado no módulo o aluno que tiver adquirido as competências e obtiver frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento do
total de horas letivas previstas no módulo.

Serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em
desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontros de Avaliação (Conselhos de Classe) envolvendo o
professor, os coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.

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