Political-Pedagogic Project

Planeja, projeta, executa, inspeciona e instala máquinas e equipamentos eletromecânicos.
Realiza usinagem e soldagem de peças. Interpreta esquemas de montagem e desenhos técnicos.
Realiza montagem, manutenção e entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos.
Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletromecânicos. Executa procedimentos
de controle de qualidade e gestão.

Conforme o catálogo nacional dos cursos técnicos (CNCT, 2016), o campo profissional do
técnico em Eletromecânica é extenso, citando as seguintes instituições e áreas: indústrias com
linhas de produção automatizadas, aeroespacial, automobilística, metalmecânica e plástico.
Indústrias de transformação e extrativa em geral. Empresas de manutenção e reparos. Empresas
que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas
eletromecânicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica.
Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.

O Técnico em Eletromecânica ao término do curso deverá estar capacitado para desenvolver
projetos de baixa complexidade em máquinas, equipamentos e instalações eletromecânicas;
executar projetos de máquinas, equipamentos e instalação eletromecânicos; executar a
manutenção de máquinas, equipamentos e instalações eletromecânicas; organizar e planejar as
atividades do seu trabalho; efetuar o atendimento à clientes e realizar documentos técnicos
pertinentes a atividade do Técnico em Eletromecânica.

A organização curricular do curso Técnico em Eletromecânica no campus Caçador está
fundamentada em priorizar uma carga horária maior prática, descrever e enfatizar a resolução de
problemas, priorizando os conhecimentos técnicos básicos, assim equilibrando áreas da mecânica
e da elétrica. O fazer pedagógico se dá por meio de atividades em sala de aula com aulas teóricas
expositivas-dialogadas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de
projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, práticas laboratoriais, levantamento de problemas
e busca de soluções no entorno da Instituição são atividades extraclasse, que complementam e
dinamizam o processo. Dessa forma, a comunidade externa torna-se o espaço privilegiado em que
a escola deve se inserir para articular os saberes. Os conteúdos deste curso Técnico em
Eletromecânica está de acordo com a harmonização curricular da instituição.. A metodologia de
ensino empregada para ministrar os conteúdos e atividades programáticas será desenvolvida em
sintonia com o contexto do mundo do trabalho, perfil de formação profissional desejado e interação
com as demais unidades curriculares do curso.

Chefe DEPE:
Jaison Schinaider
jaison.schinaider@ifsc.edu.br
(49) 3561 5717

Contatos:
Marcio Antônio Paulo
Marcio.paulo@ifsc.edu.br
(49) 3561 5700

6. Nome do Coordenador/proponente do curso:
Márcio Antônio Paulo

A proposta pedagógica do curso prevê
atividades avaliativas que funcionam como instrumentos colaboradores na verificação da
aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: adoção de procedimentos de avaliação
contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos; inclusão de atividades
contextualizadas; manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de
avaliação a serem adotados e cumprimento do estabelecido. Conforme Resolução nº 20, de 25 de
junho de 2018, que aprova o Regulamento Didático Pedagógico - RDP, no seu artigo art. 96, a
avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do PPI e o perfil de conclusão do
curso definido neste PPC. Nesse sentido, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende o
diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de aprendizagem, visando à construção dos
conhecimentos. Sendo assim, os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar
no plano de ensino do componente curricular, estimulando o aluno a: pesquisa, reflexão, iniciativa,
criatividade, laborabilidade e cidadania.
O registro da avaliação será efetuado considerando as diretrizes constantes no RDP da
instituição. Para a aprovação em cada uma das unidades curriculares o aluno deverá apresentar
frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina, conforme prevê o Regulamento
Didático Pedagógico vigente. O resultado final será registrado por valores entre 0 (zero) e 10 (dez).
O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular será 6 (seis). Ressalta-se que,
segundo o RDP, a decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de
avaliações, suas ponderações e as discussões do conselho de classe final. Conforme o artigo 103,
o conselho de classe é uma instância diagnóstica e deliberativa sobre a avaliação do processo de
ensino e de aprendizagem. O conselho intermediário será participativo ou representativo dos alunos
e serão feitos encaminhamentos para melhoria dos processos educacionais. Nesse sentido, nos
conselhos intermediários os professores devem apresentar um parecer (qualitativo e quantitativo)
da turma de forma geral e dos alunos de forma individual. O conselho final será realizado ao término.

A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no
decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, conforme disposto na RDP:
“Art. 98. A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem. §
1º As novas atividades ocorrerão, preferencialmente, no horário regular de aula,
podendo ser criadas estratégias alternativas que atendam necessidades específicas,
tais como atividades sistemáticas em horário de atendimento paralelo e estudos
dirigidos. § 2º Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação,
cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o
obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a
recuperação.”

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst223/04/2024 04:35