Political-Pedagogic Project

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A presente Formação Continuada aprimora e fortalece a interpretação ambiental e histórico-cultural que já
vem sendo realizada por profissionais do segmento turístico – em nível local, regional e nacional, bem como
ações educativas com foco na audiência livre. Destacam-se:
guias de Turismo;
condutores ambientais e culturais locais.
monitores em museus ou em centros de visitação com foco ambiental ou sociocultural.
profissionais que atuam com educação ambiental e patrimonial.

Interpretar o patrimônio natural e histórico-cultural em atividades turísticas e educativas, com foco
na audiência livre, objetivando a significação do recurso pelo visitante e promovendo inter-relações
cognitivas e emocionais do público com o mesmo.
Promover a proteção e conservação do patrimônio em atividades turísticas e educativas, através da
interpretação com foco na significação pessoal do recurso, com sua consequente apreciação pelo
público.

A prática pedagógica do Curso de Formação Continuada em Interpretação do Patrimônio Natural e
Histórico-Cultural orienta-se pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pelo RDP do IFSC.
O Campus Florianópolis-Continente do IFSC tem desenvolvido uma política de formação
permanente para os seus educadores, visando à qualificação, à integração e ao envolvimento desses com o
Projeto Pedagógico da Instituição. Dessa forma, considera-se de fundamental importância a integração dos
educadores por meio de reuniões periódicas dos profissionais envolvidos.
O currículo elaborado por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao
estudante a construção de seu conhecimento. Além disso, o espaço constituído na escola possibilita
interação permanente entre estudantes, docentes e demais servidores de modo que gere ações críticas,
reflexivas e construtivas.
As estratégias de ensino adotadas incluem aulas dialógicas, estudos dirigidos, análise e
discussão de textos, apresentações, seminários, práticas interpretativas e atividades via AVEA.
A presença de mais de um professor em sala deve ser favorecida, uma vez que a formação
trabalha com quatro enforques distintos: patrimônio natural; patrimônio histórico-cultural; interpretação em
atividades de guiamento e condução, bem como linguagem e comunicação.

Nome do responsável pelo projeto: Liz Cristina Camargo Ribas e Uéslei Paterno
Contatos: guiaturismo.tec.cte@ifsc.edu.br; lizribas@ifsc.edu.br ; (48) 3877-8418 / (48) 3877-
8430

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