Political-Pedagogic Project

Objetivos do curso

A oferta da Formação Continuada em Educação Científica e Contação de Histórias para Crianças a formadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tem como intencionalidades:

Objetivo geral: Aprimorar o processo de formação dos professores de Educação Infantil e de Ensino fundamental, articulando contação de histórias e experimentação, a fim de qualificar, por meio da reflexão e registro sobre o ensino de ciências pela contação de histórias, profissionais da educação que trabalhem com crianças.

Objetivos específicos:

- desenvolver, durante o curso, projetos de ensino em ciências para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental baseados na experimentação e na contação de histórias e implementá-los, avaliando a pertinência da contação de histórias para o ensino de ciências a crianças;

- produzir saberes acerca do ensino de ciências para crianças, com ênfase em metodologias que envolvam a experimentação e a contação de histórias científicas;

- desenvolver técnicas de contação de histórias com professores que permitam introduzir, de forma lúdica, a educação científica a crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental;

- fundamentar o ensino de ciências a crianças na experimentação e na observação de fenômenos naturais, motivadas por práticas lúdicas de contação de histórias;

- registrar e comunicar práticas docentes por meio de diferentes gêneros textuais, orais e escritos, tais como: projeto didático, resumo, resumo expandido, artigo científico, ensaio e relato de experiência.

Os egressos do curso poderão atuar em planejamento, aplicação, supervisão, orientação e avaliação de atividades e projetos que visem à educação científica, baseada em atividades lúdicas, de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

1. Planejar e desenvolver atividades de educação científica para crianças baseadas em contação de histórias.

2. Desenvolver projetos de ensino de ciência a partir de atividades de experimentação e observação de fenômenos naturais, motivadas por atividades lúdicas de contação de histórias.

3. Utilizar diferentes gêneros textuais, orais e escritos, com o objetivo de registrar e divulgar práticas docentes.

O curso será ofertado na modalidade presencial, com 20% de sua carga-horária destinada ao desenvolvimento de atividades a distância. Para os encontros presenciais, haverá momentos de exposição, debates dirigidos e atividades coletivas, organizadas em grupos ou duplas, com vista ao aprofundamento e aplicação de conceitos e estratégias pedagógicas. Como suporte ao desenvolvimento dos objetivos, os professores em formação continuada terão dezesseis horas de atividades de estudo, interação com os professores e avaliação a distância, em ambiente virtual de aprendizagem, onde encontrarão material didático produzido para o estudo a distância, como videoaulas, livros e artigos autorais, glossários e roteiros de estudo, e poderão interagir com colegas e docentes.

No decorrer do curso, está previsto o uso de metodologias ativas, nas quais os sujeitos em formação se constituem com autonomia e assertividade para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, de cunho científico e com base na formação integral dos educandos. Como possibilidades de metodologias ativas serão utilizados estudo de caso, pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida. No modelo de sala de aula invertida, o cursista estuda previamente o tema ou conteúdo que será discutido em aula a partir de materiais e recursos disponibilizados anteriormente pelo professor ou realiza pesquisas de forma autônoma. Atualmente, esse processo é bastante favorecido pelas ferramentas e tecnologias digitais, que ressignificam os tempos e os espaços para ensinar e aprender. As Unidades curriculares incluirão também aulas expositivas e dialogadas, com estudo de textos selecionados e escrita de trabalhos autorais, planejamento e desenvolvimento de projetos didáticos.

As avaliações serão realizadas por meio de atividades desenvolvidas em aulas presenciais e a distância, tais como resenhas, questionários, resumos, projetos de ensino, artigos, ensaios, relatórios e comunicações orais, desenvolvendo o espírito científico e a formação integral dos participantes do curso; e recuperação será contínua, garantindo a permanência e o êxito dos discentes. A avaliação da aprendizagem de tópicos desenvolvidos a distância será ainda realizada por meio de atividades de estudo e instrumentos de avaliação como fóruns, chats, questionários e textos dissertativos.

Nome do responsável pelo projeto: Anderson Bertoldi e Iara Maitê Campestrini Binder

Contatos: anderson.bertoldi@ifsc.edu.br

A avaliação será contínua e diversificada, buscando estimular os professores em formação continuada a pesquisarem abordagens criativas para o ensino de ciências, refletirem sobre suas práticas didáticas em sala de aula e registrarem suas experiências por meio de projetos, artigos e relatórios. Os instrumentos de avaliação podem incluir: I - trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo; II - escrita autoral de resumos e resenhas; III - avaliações dissertativas ou questionários; IV - planejamento e desenvolvimento de projetos de ensino; V - relatos de experiência; VI - realização de eventos na área de Educação; VII - escrita de artigos, ensaios, trabalhos e resumos científicos; VIII - escrita de capítulo de livro; IX - participação em eventos na área de Educação; e X autoavaliação descritiva. As produções orais e escritas que comporão a avaliação dos alunos serão sistematicamente avaliadas, podendo ser solicitada aos alunos a reescrita de seus trabalhos. Com vistas ao pleno desenvolvimento dos objetivos estabelecidos no plano de ensino e ao atendimento dos requisitos de permanência e êxito, a recuperação será contínua. A avaliação da aprendizagem de atividades realizadas a distância será realizada por meio de participação em chats e fóruns e pela realização de questionários dissertativos, textos dissertativos e estudos de caso, a partir de material didático produzido pelos professores das UC, tais como videoaulas, livros e artigos autorais.

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