Political-Pedagogic Project

Realiza o dimensionamento dos principais métodos de partida de motores ou cargas similares.
Compreende diferentes topologias de acionamento de máquinas elétricas, planeja e executa instalação de
equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação
industrial associado ao acionamento de máquinas elétricas.

● Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e
produção de petróleo, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico;
● Empresas de manutenção e reparos;
● Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas,
componentes e equipamentos robotizados;
● Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos;
● Laboratórios de controle de qualidade.

● Utilizar as principais topologias das chaves de partida de motores elétricos para realizar
integração de sistemas de automação;
● Propor planejar e executar instalação de equipamentos automatizados e sistemas
● robotizados;
● Realizar manutenção em sistemas de contenham os dispositivos elétricos inerentes aos
Acionamento de Máquinas Elétricas;
● Realizar medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos.

Como estratégia de ensino pretende-se promover autonomia discente na condução dos estudos,
sendo disponibilizado um roteiro no qual poderá se orientar e acessar os tópicos em sequência, visualizar o
cronograma de todas atividades do curso e também o plano de ensino.
No decorrer do curso, serão apresentadas ao aluno situações-problema no qual ter-se-à um
cenário com aplicações práticas dos Acionamentos de Máquinas Elétricas, incluindo colaboração técnica
interdisciplinar entre equipes, capacidade interpretar, diagnosticar e solucionar problemas.
O curso será ofertado na modalidade EAD, sendo composto por uma única unidade curricular,
com os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos
terão oportunidade de manter comunicação síncrona e assíncrona com outros alunos e os tutores,
possibilitando o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância.
As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais (conforme apresentado no item 25.3) incluem
mídias audiovisuais, questionários, simuladores computacionais e fórum de dúvidas, que irão corroborar
para a eficácia da assimilação dos conteúdos explorados durante todo o curso.

Tiago Quartiero Pereira - tiago.quartiero@ifsc.edu.br

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o
desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e
somativa.
As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e serão realizadas no Ambiente Virtual de
Ensino e Aprendizagem (AVEA). Poderão acontecer avaliações em atividades síncronas via
webconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades. Haverá pelo menos uma avaliação
para cada Estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em webconferência. Entretanto, não
necessariamente farão a composição da nota final do estudante.
Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à:
pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes 

instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto resposta, pesquisas,
jogos, avaliação por pares, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.
De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático Pedagógico do IFSC, o resultado final da
avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para
aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o
peso de cada uma delas.
A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de
novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor,
prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na
avaliação de recuperação.

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