Political-Pedagogic Project

O egresso do Curso de Formação Inicial em Introdução à Programação Ladder é o profissional
capaz de, dentro de sua área de formação, realizar o levantamento das diretrizes operacionais de um
sistema de automação industrial simples e utilizando a linguagem Ladder, programar um Controlador Lógico
Programável (CLP) ou controlador que implemente tais operações.

Atualmente a utilização de sistemas automatizados, com a possibilidade de programação em
Ladder, está amplamente disseminada nas áreas industriais, residências e comerciais, podendo atender as:
● Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de
● exploração e produção de petróleo, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e
plástico.
● Empresas de manutenção e reparos.
● Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de
● máquinas, componentes e equipamentos robotizados.

● Reconhecer e aplicar os elementos e funções básicas de programação em Ladder para
CLPs;


● Propor, planejar e executar a programação de equipamentos automatizados;


● Realizar medições e testes de funcionamento em equipamentos automatizados, via programa
Ladder;


● Diagnosticar e corrigir falhas existentes em um sistema com CLP;


● Compreender os circuitos de ligação de CLPs.

Como estratégia de ensino pretende-se promover autonomia discente na condução dos estudos,
sendo disponibilizado um roteiro no qual poderá se orientar e acessar os tópicos na sequência correta,
visualizar o cronograma de todas atividades do curso e também o plano de ensino.
O curso será ofertado na modalidade EAD, sendo composto por uma única unidade curricular,
com os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos
terão oportunidade de manterem comunicação síncrona e assíncrona com outros alunos e os tutores,
possibilitando o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância.
As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais (conforme apresentado no item 25.3) incluem
mídias audiovisuais, questionários, simuladores computacionais e fórum de dúvidas, que irão corroborar
para a eficácia da assimilação dos conteúdos explorados durante todo o curso.

Henri Carlo Belan - henri@ifsc.edu.br

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o
desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e
somativa.
As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e serão realizadas no Ambiente Virtual de
Ensino e Aprendizagem (AVEA). Poderão acontecer avaliações em atividades síncronas via
webconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades. Haverá pelo menos uma avaliação
para cada Estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em webconferência. Entretanto, não
necessariamente farão a composição da nota final do estudante.
Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à:
pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes
instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto resposta, pesquisas,
jogos, avaliação por pares, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.
De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático Pedagógico do IFSC, o resultado final da
avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para
aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o
peso de cada uma delas.

A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de
novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor,
prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na
avaliação de recuperação.

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