Political-Pedagogic Project

Verificar o Projeto Pedagógico do Curso.

 

Os egressos do curso poderão atuar na área comercial de organizações de qualquer segmento, elaborando estratégias de negociação e técnicas de implementação de vendas físicas e on-line (e-commerce).

Conforme o Guia Pronatec de Cursos FIC 2016, o egresso do curso de Formação Inicial em Promotor de Vendas promove as mercadorias, produtos e serviços em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha de produtos e serviços, apresentando suas qualidades e vantagens de aquisição. Controlam entrada e saída de mercadorias. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e pesquisa de preços. Além disso, o egresso estará apto a compreender os novos desafios da área comercial e de vendas no contexto dos mercados globalizados. Entender as técnicas de comercialização, negociação, vendas e pós-vendas. Reconhecer questões relativas aos recursos humanos e ao trabalho em equipe dentro do processo comercial. Definir as diretrizes básicas de comercialização via canais on-line (e-commerce).

As aulas serão realizadas na modalidade de educação a distância (EaD). As interações entre professor e estudante deverão ser efetivadas via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), além da utilização de videoconferências (interação síncrona). Será intensificado o uso de serviços da Internet: correio eletrônico, fóruns de debate e comunicação em tempo real (chat). O material didático utilizado pelo professor formador será composto por um conjunto de textos especializados sobre os temas ministrados em cada UC, videoaulas, relatórios de experiências e estudos de caso na área de vendas. O professor de cada UC poderá implementar abordagens diferenciadas de acordo com as especificidades e necessidades encontradas. Os discentes deverão ter acesso ao material didático elaborado ou indicado pelo professor, via ambiente virtual, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, os componentes curriculares ofertados durante o curso deverão ser ministrados levando em conta a interdisciplinaridade teórica e prática.

Givaldo Bezerra da Hora
Vanessa Edy Dagnoni Mondini

E-mail: givaldo.hora@ifsc.edu.br - Telefone: (47) 3318-3700
E-mail: vanessa.dagnoni@ifsc.edu.br - Telefone: (47) 3318-3700

Os métodos de avaliação serão aplicados a partir de uma perspectiva holística do campo pedagógico, mediante a qual o processo de ensino e aprendizagem será avaliado durante todos os momentos de execução do curso proposto. Dessa forma, será valorizada a participação do discente em todas as atividades desenvolvidas pelo professor. Em cada UC o professor formador, com auxílio do professor mediador, aplicará avaliações pertinentes aos conteúdos teóricos e práticos vistos ao longo do curso.
A operacionalização das avaliações será planejada com base em quatro fatores fundamentais: a avaliação deverá ser diagnóstica, processual, formativa e diversificada. Conforme Libâneo (2001), a aplicação de métodos avaliativos auxilia os professores a identificar as dificuldades que os educandos apresentam. Desta forma, relacionando educadores, conhecimento e sujeito do conhecimento, construindo autonomia e responsabilidade. Para além dos conhecimentos e habilidades definidos em cada UC, serão considerados como critérios de avaliação as atitudes gerais: trabalhar em equipe; respeitar a comunidade escolar; cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; contribuir para as aulas com interesse e empenho.

O registro da avaliação, conforme Art. 167 do regulamento Didático Pedagógico do IFSC será feito por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em uma UC será 6 (seis), sendo atribuído o resultado 0 (zero) ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da sua carga horária estabelecida no PPC. O aluno que obtiver nota menor que 6,0, na soma das avaliações aplicadas em uma UC, poderá realizar uma atividade avaliativa de recuperação através do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), em data e horário agendados com o professor formador. Quanto ao registro parcial de cada UC, este será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações.
Somente poderão obter o certificado de conclusão do curso FIC em Promotor de Vendas os discentes que obtiverem êxito em cada uma das quatro UC.

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