Political-Pedagogic Project

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O campo de atuação do egresso é grande, visto que as planilhas eletrônicas são quase onipresentes nos setores comerciais e industriais. Ainda, espera-se que o egresso utilize os conhecimentos adquiridos para facilitar as tarefas diárias pessoais e até de sua comunidade.

 Identificar e criar planilhas eletrônicas, seja o LibreOffice Calc, o Microsoft Excel ou o Google Planilhas.

Criar e compartilhar documentos de planilhas eletrônicas, bem como utilizar documentos já existentes.

Gerenciar planilhas eletrônicas de maneira a facilitar o entendimento das mesmas pelos usuários.

Utilizar as principais fórmulas disponíveis nos softwares, criar gráficos e configurar a impressão dos dados da planilhas.

Elaborar planilhas eletrônicas que ajudem no seu cotidiano, seja no gerenciamento de demandas pessoais ou aplicações no trabalho.

As aulas serão expositivas dialogadas e baseadas na resolução de exercícios práticos. Utilizando um data show ligado ao computador do professor serão realizadas apresentações e demonstrações dos conteúdos supracitados. Todo material utilizado pelo professor será disponibilizados aos alunos via pastas de compartilhamento online. Exercícios serão disponibilizados para que os alunos pratiquem os conteúdos de forma não cumulativa, visando uma perspectiva de aumento de complexidade ao decorrer do curso. O atendimento ao aluno durante as resoluções dos exercícios será sempre que possível individual, salvo quando percebido que a dúvida é comum à significativa parte dos alunos. Ainda será proposto aos alunos que tragam demandas oriundas dos seus cotidianos, desde que comtemple os conteúdos do curso.

Ariel Teixeira - ariel.teixeira@ifsc.edu.br - (48)99948-5494

A avaliação se dará de maneira processual, no decorrer de todo o curso. Dentre os instrumentos utilizados, poderão ser utilizados:

  • Observação diária dos alunos pelo professor, em suas diversas atividades;

  • Trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;

  • Testes e provas escritos, com ou sem consulta;

  • Resoluções de exercícios;

  • Atividades práticas referentes àquela formação;

  • Autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;

  • Demais instrumentos que a prática pedagógica indicar;

  • Assiduidade e participação nas aulas.

A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do curso, no horário de atendimento extraclasse, que possam promover a aprendizagem.

O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação no curso é 6 (seis) com frequência igual ou superior a 75%.

O registro da componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe e a decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações.

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