Political-Pedagogic Project

Ao concluir o curso, o egresso do curso de Formação Continuada em Empreendedorismo e gestão
de pequenos negócios deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
Entender e promover a atitude empreendedora nos negócios e na vida.
Ser capaz de identificar aspectos de agregação de valor e renda em pequenos empreendimentos e
na própria atividade laboral que exerce (ou venha a exercer);
Compreender aspectos fundamentais relacionados ao planejamento, implantação e gestão de
pequenos empreendimentos.

O egresso poderá atuar de forma autônoma na busca pela implementação ou consolidação de um
empreendimento próprio; e/ou, ainda, exercer o empreendedorismo dentro de empresas já estabelecidas no mercado (intra-empreendedorismo), desenvolvendo e demonstrando diferenciais competitivos que agreguem crescimento e desenvolvimento profissional e organizacional.

  • Entender e promover a atitude empreendedora nos negócios e na vida.
  • Ser capaz de identificar aspectos de agregação de valor e renda em pequenos empreendimentos e na própria atividade laboral que exerce (ou venha a exercer);
  • Compreender aspectos fundamentais relacionados ao planejamento, implantação e gestão de pequenos empreendimentos.

O curso contará com recursos didáticos digitais integrados ao Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem (AVEA) pertinentes às ementas das unidades curriculares, visando a
interdisciplinariedade. Além disso, no AVEA, poderão ser propostas e orientadas atividades de
aprendizagem distribuídas em atividades síncronas e assíncronas como fóruns, chats, tarefas, textos
coletivos, wikis, questionários, leituras complementares, vídeos e outras, mediadas pela equipe docente.
O curso ocorrerá na modalidade a distância (online, EAD). Não obstante à modalidade ofertada,
serão realizados dois encontros presenciais – um encontro ao início do curso e outro ao final do curso que acontecerão no polo presencial/câmpus responsável pela oferta do curso.
O encontro inicial, obrigatório para garantir a efetivação da matrícula, tem objetivo de proporcionar
uma introdução à educação à distância, promovendo uma ambientação do aluno com o ambiente virtual de aprendizagem, e suas diversas funcionalidades, bem como despertar o interesse/motivar a utilização adequada das ferramentas educacionais disponibilizadas ao longo do curso. O segundo encontro obrigatório (realizado na etapa final do curso) servirá para a realização de avaliação(ões) finais.

Marcelo André Toso
Email: marcelo.toso@ifsc.edu.br

A avaliação será feita de forma continuada e processual, a cada encontro, levando em
consideração a participação nas atividades, a apropriação e a reflexão sobre os conteúdos
ministrados. A partir das avaliações, o docente poderá identificar as dificuldades dos discentes e
buscar alternativas para saná-las.
Conforme Regulamento Didático-pedagógico do IFSC, o resultado da avaliação será
registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular e 6 (seis).
Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria
estabelecida no Projeto Pedagógico de Curso para o componente curricular será atribuído o
resultado 0 (zero).
O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe
na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).
A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de
avaliações.
A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou
competências propostos no plano de ensino.

O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações parciais.
Ressalta-se que somente haverá atribuição de conceito avaliativo e, consequentemente,
possibilidade de certificação se o aluno apresentar, ao término do curso, frequência presencial
igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst229/03/2024 05:59