Political-Pedagogic Project

Realiza o dimensionamento de sistemas de correção de fator de potência levando em consideração
as características da carga. Planeja e executa instalação e manutenção de bancos capacitivos para
correção de fator de potência. Atua como empreendedor da área, podendo prestar consultorias sobre
qualidade de energia elétrica através de análise da tarifa de energia elétrica.

Através da utilização das competências desenvolvidas durante o curso, aplicando as normas
técnicas e os conhecimentos teóricos adquiridos, os egressos do curso FIC em questão poderão atuar na
indústria local identificando oportunidades de negócios, buscando melhorias no consumo de energia e
eficiência energética. Também poderão atuar identificando problemas relacionados a qualidade da energia
elétrica e propor possíveis soluções.

● Conhecer os tipos de cargas existentes e saber diferenciá-las;

● Identificar os diferentes tipos de potência elétrica;
● Planejar e executar atividades relacionadas a correção do fator de potência;
● Conhecer e Interpretar o funcionamento de filtros para correção do fator de potência;
● Conhecer e interpretar os fundamentos relacionados a qualidade de energia elétrica.

O curso será ofertado na modalidade EAD, sendo composto por uma única unidade curricular, com
os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos terão
oportunidade de manter comunicação síncrona e assíncrona com outros alunos e os tutores, possibilitando
o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância.
O conteúdo será abordado de maneira gradual onde a dificuldade do aprendizado será contornada
pela realização de exercícios com características práticas de aplicação. Casos reais da aplicação da
disciplina serão estudados de modo a facilitar a utilização das competências adquiridas pelos alunos na sua
vida profissional.

Tiago Quartiero Pereira

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o
desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e
somativa. Os critérios avaliativos das atividades virtuais, e que também se aplicam a atividades presenciais, 

incluem, entre outros: clareza, originalidade, pontualidade nas postagens, metodologia de desenvolvimento
correta, frequência e participação discente nas aulas. A pontuação das atividades avaliativas poderá ser
realizada através de rubrica e/ou média ponderada.
As avaliaçõesocorrerão ao longo de todo o curso. Poderão acontecer avaliações em atividades
síncronas via teleconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades e presencialmente no
câmpus que contemplará os conteúdos apresentados no AVEA, e cuja nota deverá prevalecer sobre os
demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância. Haverá pelo menos uma
avaliação para cada estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em teleconferência. Entretanto, não
necessariamente farão a composição da nota final do estudante.
Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à:
pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes
instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto resposta, pesquisas,
jogos, avaliação por pares, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.
De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático Pedagógico do IFSC, o resultado final da avaliação
será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para
aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o
peso de cada uma delas.
A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas
atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor,
prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na
avaliação de recuperação.

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