Political-Pedagogic Project

A formação do profissional em nível de graduação ou pós-graduação não garante todos os conhecimentos pedagógicos necessários para atuação em sala de aula. A cultura profissional deve ter como base a prática da profissão de professor, concebida como processo de aprendizagem profissional. A formação continuada é um dos caminhos para ampliação do repertório de conhecimentos e saberes a respeito da prática educativa.

Este curso visa propor aos docentes uma etapa que possibilite a articulação do conhecimento por meio de metodologias de ensino de Geografia, em um sentido amplo, através do diálogo entre saberes distintos das áreas, bem como de seus conceitos, de suas metodologias, visando uma didática criativa, com o intuito de melhorar as condições do processo ensino-aprendizado.

Escolas da rede estadual e municipal da região.

Desenvolver habilidades e competências específicas para atuação em sala de aula, na unidade curricular de Geografia.

O curso de formação continuada em questão será realizado em modalidade a distância, o que não exime a necessidade de encontros presenciais. O curso será dividido em primeiro e segundo módulos. O primeiro módulo refere-se ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA - na qual serão dadas as instruções de uso das ferramentas que compõem o ambiente virtual. O primeiro módulo será totalmente presencial, com carga horária de 04 h. No segundo módulo serão trabalhados as novas metodologias para o ensino de Geografia. O acompanhamento das atividades, bem como o atendimento de dúvidas que surgirem no decorrer do curso, ocorrerão de forma constante, através do ambiente virtual moodle.

José Joel de Souza

joel.souza@ifsc.edu.br


Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar de trabalhos de pesquisa
individual e coletiva, resoluções de exercícios, planejamento e execução de experimentos ou projetos,
relatórios referentes aos trabalhos e visitas técnicas, bem como de autoavaliação descritiva.
No registro das avaliações, os professores atribuirão uma nota para o desempenho de cada aluno,
de acordo com Regimento Didático Pedagógico.
A avaliação final será realizada pelo consenso do corpo docente, devendo o resultado ser expresso,
individualmente, da seguinte forma:
• O aluno será considerado Apto no curso se:
– sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;
– obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.
• O aluno será considerado Não Apto no curso se :
– sua frequência for inferior a 75% nas aulas;
– obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou
superior a 75%.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas
no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o
desenvolvimento das competências, conforme a Organização Didático-Pedagógica do Câmpus Canoinhas.

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