Political-Pedagogic Project

O perfil profissional do Técnico em Eletromecânica foi delineado com vistas à proposição de
soluções para os problemas profissionais técnicos e humanos, relativos à Eletromecânica.
O Técnico em Eletromecânica deverá ser um profissional capaz de:a) Utilizar instrumentos e equipamentos de laboratórios de Eletromecânica;
b) Monitorar variáveis de processos industriais;
c) Elaborar e interpretar desenhos de peças mecânicas, esquemas de ligações elétricas e layouts
de plantas residencias/industriais;
d) Processar dados e informações relacionados a processos eletromecânicos com o uso da
informática e estatística;
e) Elaborar pareceres, laudos, instrumentos de avaliação e relatórios na área da Eletromecânica e
afins;
f) Elaborar e executar projetos de Eletromecânica;
g) Realizar as atividades relacionadas à área elétrica e mecânica seguindo as normas técnicas de
segurança;
h) Atuar no controle de qualidade de produtos e serviços na área da Eletromecânica e afins;
i) Apresentar habilidade de relacionamento e dinâmica de trabalho em equipe.
A partir dessas habilidades e atitudes, o profissional Técnico em Eletromecânica poderá
atuar em instituições de pesquisa e desenvolvimento; em laboratórios de controle de qualidade; em
indústrias diversas; nos setores elétrico, mecânico e informática, entre outros.

O profissional Técnico em Eletromecânica poderá atuar em instituições de pesquisa e desenvolvimento; em laboratórios de controle de qualidade; em indústrias diversas; nos setores elétrico, mecânico e informática, entre outros.

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A organização curricular dos cursos no IF-SC Campus Lages fundamenta-se na concepção por competências, a qual implica em ações pedagógicas que possibilita ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. O fazer pedagógico se dá por meio de atividades em sala de aula com aulas teóricas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, práticas laboratoriais, levantamento de problemas e busca de soluções no entorno da Instituição são atividades extraclasse, que complementam edinamizam o processo. Dessa forma, a comunidade externa torna-se o espaço privilegiado em que a escola deve se inserir para articular os saberes.

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