Political-Pedagogic Project

O técnico em Eletromecânica estará apto a exercer atividades de planejamento e execução da manutenção eletromecânica de equipamentos industriais e de automação, bem como a atuar no planejamento, projeto, execução, inspeção e instalação de máquinas e equipamentos eletromecânicos conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade socioambiental.

A área de atuação do técnico em Eletromecânica, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos
Técnicos, compreende:
a) empresas de manutenção e automação industrial;
b) indústrias;
c) laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa;
d) concessionárias de energia.
Tendo em vista as possibilidades de atuação anteriormente relacionadas, um amplo mercado é
potencializado para o egresso, como por exemplo em:
a) indústrias do setor produtivo, dos mais variados tipos, como de: alimentos, mineração, química,
siderurgia, automotivo e infraestrutura;
b) automação da manufatura;
c) unidades produtoras de matérias-primas diversas;
d) empresas prestadoras de serviços: instituições financeiras, comércio, construção civil, transporte
aéreo, empresas de serviços básicos, como energia elétrica e telecomunicações;
e) empresas de consultoria e implementação de sistemas de produção;
f) instituições públicas;
g) universidades e centros de pesquisa.

1. Interpretar e desenvolver diagramas elétricos/projetos elétricos de baixa tensão;
2. Interpretar e desenvolver desenhos técnicos mecânicos;
3. Selecionar e classificar materiais e componentes para sistemas elétricos e mecânicos;
5. Operacionalizar processos de fabricação mecânica;
6. Instalar e operar máquinas e equipamentos eletromecânicos;
7. Aplicar ferramentas de controle de qualidade e gestão da manutenção;
8. Realizar manutenção de máquinas, equipamentos e instalações industriais;
9. Instalar e inspecionar sistemas eletrohidráulicos e eletropneumáticos.

A elaboração do currículo do Curso Técnico em Eletromecânica implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção do seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade.
A metodologia de ensino por competências baseia-se em situações-problemas, projetos ou situações reais do mundo do trabalho. As aulas serão desenvolvidas a partir da problematização, as atividades por meio da contextualização e a relação entre as unidades curriculares através da interdisciplinaridade.
Nessa metodologia os alunos têm um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, isto é, ele age, reage, resolve problemas vive o processo; ele deve ser estimulado a aprender a aprender. O docente, por sua vez é um mediador e não transmissor do conhecimento. Ele deverá problematizar, apresentar desafios aos alunos, perguntar, indicar possíveis caminhos, estimular, orientar, assessorar, informar e explicar (PINHEIRO E BURINI, 2004).
Os procedimentos didático metodológicos propostos são:

Aulas expositivas dialogadas, exposição de vídeos, seminários, etc., em sala de aula;
aulas práticas de laboratório;
viagens técnicas, de estudos;
trabalhos de pesquisa;
montagem de experimentos ou procedimentos experimentais;
elaboração de conclusões de experimentos e/ou assuntos trabalhados de forma teórica;
confecção de cartazes e maquetes;
desenvolvimento de projetos;
interpretação de textos técnicos e científicos relacionados aos conteúdos trabalhados;
A interdisciplinaridade ocorrerá fundamentalmente a partir do terceiro semestre por meio da unidade curricular de Projeto Integrador, que visará articular os conhecimentos construídos através das diversas unidades curriculares. Com oferta no último ano de curso, esse projeto permitirá ao aluno utilizar os conhecimentos relativos aos eixos temáticos da área técnica de formação profissional do curso de Eletromecânica para identificar, avaliar e solucionar problemas inerentes à área profissional.

No início da unidade curricular do Projeto Integrador, os estudantes serão divididos em equipes, escolherão os temas e os professores orientadores, que auxiliarão no desenvolvido do projeto escolhido pelo grupo. Os demais professores, tanto da área técnica, quanto da formação geral, também auxiliarão os estudantes na construção do projeto integrador, levando em conta o desenvolvimento científico e a formação integral do cidadão.
A realização de Projetos Integradores surge em resposta à forma tradicional de ensinar, visto que o ensino por projetos é uma das formas de organizar o trabalho escolar que visa a levar os alunos à busca do conhecimento a partir da problematização de temas, do aprofundamento dos estudos, do diálogo entre diferentes áreas de conhecimentos, interdisciplinarmente, e do desenvolvimento de atitudes colaborativas e investigativas.

Chefe DEPE:

Tahis Regina Baú. 

Nome do Coordenador do curso:

Vanderlei Antunes de Mello 

Este PPC fundamenta-se em uma concepção de processo ensino-aprendizagem por competências,
cuja ênfase está na capacidade de o aluno articular e mobilizar habilidades, conhecimentos e atitudes para
a resolução de problemas profissionais, e de atuar de forma crítica e transformadora em todas as esferas de
sua vida e da sociedade em que vive. Assim, propõe um currículo que valoriza a prática do diálogo e de
ações que promovam tanto a autonomia quanto uma postura solidária e ética por parte dos estudantes.
Quanto à avaliação da aprendizagem, o projeto a concebe como um processo sistematizado de registro e acompanhamento dos resultados obtidos em relação às metas educativas estabelecidas previamente. O objetivo da avaliação é informar ao docente e ao discente os avanços e as dificuldades e possibilitar a ambos a reflexão sobre a eficiência do processo educativo, bem como os ajustes necessários para o
alcance de melhores resultados.
A avaliação, em consonância com os objetivos previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC),
abrange os aspectos qualitativos e quantitativos, sendo que os qualitativos preponderam sobre os
quantitativos. De acordo com o Regimento Didático Pedagógico, a avaliação dos aspectos qualitativos
compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino-aprendizagem visando à
construção dos conhecimentos.
A verificação do rendimento escolar será feita de forma diversificada, através de:
observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;
a) trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
b) testes e provas escritos, com ou sem consulta;
c) entrevistas e arguições;
d) resoluções de exercícios;
e) planejamento ou execução de experimentos ou projetos;
f) relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;
g) atividades práticas referentes àquela formação;
h) realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;
i) autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;
j) demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.
Esses instrumentos avaliativos devem atender às peculiaridades dos alunos, dando conta de realizar
uma avaliação emancipatória que contribua para que possam inserir-se e qualificar-se no mundo do
trabalho.
O valor final do aproveitamento deverá ser composto por, no mínimo três avaliações formais ao longo
do semestre para cada unidade curricular, sendo necessário analisá-las conjuntamente com os estudante e
devolvidas aos mesmos, após sua aplicação.
Os resultados da avaliação, bem como a frequência dos alunos, serão registrados no Diário de
Classe e transcritos para a ficha individual do aluno, na Seção de Registros Escolares. O controle da
frequência às aulas serão de responsabilidade do professor, sob a supervisão da Coordenação de Curso.
Será obrigatória a frequência às atividades correspondentes a cada componente curricular, ficando nela
reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) das mesmas.
É importante considerar que as justificativas de faltas devem seguir os critérios estabelecidos no
Regimento Didático Pedagógico do IFSC – Câmpus São Miguel do Oeste, sendo aceitas e concedidas
apenas nos casos previstos em lei, mediante pedido a ser protocolado pelo aluno ou pelo seu
representante, com apresentação de documentação original comprobatória, à Coordenação do Curso ou
Coordenadoria Pedagógica.
A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer
do período letivo, que possam promover a aprendizagem, obedecendo às diretrizes dispostas na Lei de nº
9394/96 e no Regimento Didático Pedagógico do IFSC – Câmpus São Miguel do Oeste.
Ao longo do período letivo, o professor deverá fornecer ao aluno informações que permitam visualizar
seus avanços e dificuldades na construção das competências. O resultado da avaliação final será registrado
por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente
curricular é 6 (seis). O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações
parciais.
No Curso Técnico em Eletromecânica, o aluno reprovado em até dois componentes curriculares
poderá ser matriculado no período seguinte desde que cumpra concomitantemente os componentes
curriculares em regime de pendência. O aluno pendente será matriculado automaticamente nas pendências
e, quando possível, no componente curricular seguinte. Havendo impedimento, o aluno será matriculado
apenas nos componentes curriculares em pendência.

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