Political-Pedagogic Project

O Técnico em Química realiza análises químicas, pesquisas e controle de qualidade, desenvolve produtos e processos, bem como vendas e assistência técnica de equipamentos e produtos químicos. Esse profissional preza pela sustentabilidade socioambiental e atua em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e segurança. Essa formação possibilita a atuação em laboratórios e indústrias, tais como: química, agroquímica, cerâmicas, cosméticos, plásticos, petroquímica, mineração, tintas, têxtil, papel e celulose, alimentos e bebidas, sabão e detergente, metal-mecânica, entre outras.

 
 
 
 
 
 

Dentre as possibilidades de atuação deste profissional encontra-se Indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas, Empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, Estações de tratamento de águas e efluentes.

O profissional desenvolve atividades individuais ou em grupo, conduzindo equipes, atuando com ética, responsabilidade, espírito inovador e empreendedor, com compromisso social e profissional.

 
 
 
 
 
 

As competências e habilidades relacionadas ao ensino médio seguirão as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998, sendo que os conhecimentos, competências e habilidades encontram-se detalhados nas ementas de cada uma das disciplinas da matriz curricular.

No que se refere às competências e habilidades para a formação do Técnico em Química, buscam-se as seguintes:

  • Preparar, padronizar, manusear e armazenar soluções;

  • Realizar procedimentos de coleta, preservação, amostragem e manuseio de matérias-primas e produtos;

  • Executar análise química, físico-química, químico-biológica, bromatológica e toxicológica;

  • Efetuar controle de qualidade de processos e produtos;

  • Calibrar, aferir, operar e manter equipamentos;

  • Participar da elaboração, implantação e execução de planos de gerenciamento de resíduos;

  • Atuar na operação, controle e gerenciamento de processos industriais;

  • Participar de projetos de desenvolvimento de processos e produtos;

  • Gerenciar e organizar laboratórios e almoxarifados;

  • Assumir responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições;

  • Atuar na assistência técnica de produtos e equipamentos.

 
 
 
 
 
 

O Curso Técnico em Química modalidade integrado tem sua matriz curricular organizada em fases e seu processo de avaliação centrado em competências. Este método requer dos professores a busca de metodologias diferenciadas que promovam a construção e a criação de conhecimentos.

O uso de novas tecnologias é outro fator que possibilita o desenvolvimento das habilidades especificadas em cada unidade curricular, entre elas a de aprender a aprender, possibilitando assim a formação do aluno, para além do período em que ele permanece no curso. Para isso, os conteúdos explicitados em cada unidade curricular deverão estar bem consolidados para a concretização das competências e habilidades que o aluno deverá construir ao longo de sua formação. Trabalhos em equipe, estudos de caso e outras metodologias, também serão empregadas para possibilitar a construção e criação do conhecimento, a aquisição de novos valores e o desenvolvimento de novas competências. É incentivada a participação em olimpíadas do conhecimento e eventos científicos.

Também as visitas técnicas serão práticas freqüentes que possibilitarão ao aluno uma visão in loco dos processos envolvidos nas empresas/indústrias da área da química e estarão presentes em várias unidades curriculares, principalmente nas últimas fases.

As unidades curriculares serão desenvolvidas em salas de aula, em ambientes específicos como laboratórios, quadra esportiva, entre outros.

Com a experiência adquirida com o curso técnico em química, que funciona desde 2011, alguns programas e projetos bem consolidados serão mantidos. Pode-se citar: Programa Conectando Saberes, Programa de Viagens, Programa Dialogando com a Família, Projeto de Extensão Simulado do ENEM, Projeto de Extensão Jogos de Integração entre Alunos, Servidores do Campus Jaraguá do Sul – Centro e Comunidade Externa e Projeto de Linguagens e Cultura.

 
 
 
 
 

Coordenação do Curso:

Professor Claudio Mendes Cascaes

E-mail: claudio.cascaes@ifsc.edu.br

 
 
 
 
 
 

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o desenvolvimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Em cada unidade curricular o professor responsável aplicará avaliações pertinentes aos conteúdos teóricos e práticos vistos ao longo do curso. As avaliações serão organizadas baseadas nos seguintes princípios: a avaliação será diagnóstica, processual, formativa e diversificada.
Para além dos conhecimentos e habilidades definidos em cada Unidade Curricular serão considerados como critérios de avaliação as atitudes gerais: trabalhar em equipe; respeitar a comunidade escolar; cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; contribuir para as aulas com interesse e empenho; zelar pelo patrimônio escolar e demonstrar iniciativa nas aulas.
As formas ou tipos de avaliação podem abranger avaliação escrita e/ou oral individual/grupo, apresentação de trabalhos (escrito e oral); avaliações práticas em laboratórios, relatórios, entre outros. Destacamos que o desempenho no programa Conectando Saberes será considerado em todas as unidades curriculares até a sexta fase.
A avaliação dos aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno deverá compreender, o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de aprendizagem visando à construção dos conhecimentos. Para isso, os instrumentos de avaliação deverão ser diversificados e deverão constar no plano de ensino do componente curricular, estimulando o aluno à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania.
O processo avaliativo tem como base de sustentação a Lei 9394/96 e o Regimento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC.
A avaliação ocorrerá durante o processo e deverá acompanhar o desenvolvimento do aluno na obtenção das competências requeridas para exercer a sua profissão. Para tanto deverão ser avaliados os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos no desempenho de suas atividades. A cada conhecimento, habilidade ou atitude avaliada será atribuída uma nota.
Neste sentido, as Diretrizes para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada seguirão as diretrizes determinadas no RDP vigente.
 O aluno poderá fazer matrícula condicional na fase seguinte e matrícula regular nas unidades curriculares pendentes, em turno oposto, devendo cursá-las na íntegra. Na impossibilidade de cursar as pendências em turno oposto, o mesmo deverá matricular-se somente nas unidades pendentes e ser considerado aprovado para depois cursar a fase seguinte.
No caso de pendência cursada paralelamente, a aprovação na fase seguinte (condicional) só acontecerá se o aluno for avaliado e considerado aprovado nas unidades curriculares pendentes.
A matrícula nas unidades curriculares em pendência deverá obrigatoriamente ser realizada na fase subsequente àquela em que o aluno ficou em pendência. O aluno em pendência na efetivação da matrícula deverá se adequar aos horários oferecidos pela instituição.
O aluno poderá cursar a pendência em turmas regulares ou especiais. Turmas especiais serão oferecidas sempre que houver necessidade e a carga horária dos professores permitirem.
Será permitido ao aluno realizar pendência na mesma unidade curricular no máximo em duas fases consecutivas.
O aluno que reprovar pela segunda vez consecutiva na mesma unidade curricular em pendência será impedido de progredir de fase, devendo primeiro obter êxito na referida pendência.
O atendimento ao estudante se dará através do acompanhamento feito pelos docentes e equipe pedagógica ao desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem utilizando como indicadores iniciais as notas e faltas, complementando com entrevistas a uma amostragem dos discentes das diversas turmas, para identificar, possíveis causas de evasão e exclusão escolar e dar o suporte necessário ao desenvolvimento adequado no processo de aprendizagem do estudante e sua permanência e êxito no curso.
Objetivando atender o estudante de forma contínua para que, ao ingressar no IFSC tenha êxito, os docentes dedicam parte da carga horária para atendimento extraclasse aos estudantes em suas especificidades. Esse atendimento é oferecido semanalmente, no contra turno do discente.
Além disso, há também a monitoria, que consiste no atendimento aos discentes por monitores (estudantes do próprio IFSC).
Para complementar o atendimento aos estudantes o câmpus Jaraguá do Sul - Centro conta com uma Coordenadoria Pedagógica composta por: psicóloga, assistente social, pedagogas, técnico em assuntos educacionais (TAEs), assistentes de alunos e o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Todos estes profissionais, em parceria com a equipe docente, realizam os atendimentos necessários aos estudantes conforme fluxo preestabelecido entre os profissionais envolvidos. Este procedimento varia entre o diálogo com o docente, suporte pedagógico, psicológico e social até atendimento individualizado ou encaminhamento dos estudantes a profissionais específicos para atuar nas necessidades apresentadas por esses.
Ainda, para detectar as dificuldades no processo educativo são realizados os conselhos participativos, envolvendo estudantes, docentes e equipe pedagógica. Na primeira etapa, os estudantes preenchem um formulário contendo questionamentos referentes aos setores do ensino e ao processo de ensino e aprendizagem em todas as unidades curriculares. Numa segunda etapa, realiza-se um encontro entre os docentes que atuam na turma e os respectivos representantes de turma, visando detectar as dificuldades encontradas nas unidades curriculares e buscar soluções para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Na terceira etapa, os profissionais da Coordenadoria Pedagógica retornam às turmas para apresentar as discussões ocorridas e conversar coletiva e individualmente com os estudantes, a fim de pontuar os encaminhamentos necessários para melhorar o processo pedagógico como um todo. Complementando essa etapa, é realizado um encontro com os responsáveis pelos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem ou necessitam conversar com os docentes e equipe pedagógica. É realizada, constantemente, a comunicação com os responsáveis, seja através de e-mail, agenda ou telefone. Esse atendimento é realizado por uma pedagoga, a qual promove a orientação educacional.
O câmpus Jaraguá do Sul – Centro conta também com o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS), que tem como objetivo proporcionar as condições mínimas para um bom aprendizado a estudantes de todos os níveis de ensino. Por meio desse programa, os estudantes têm acesso a auxílio financeiro para despesas como, por exemplo, alimentação, material escolar e transporte no percurso casa-escola-casa. O valor recebido varia conforme as condições socioeconômicas apresentadas pelo estudante e sua família.
 

 
 
 
 
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