Political-Pedagogic Project

O trabalhador estudante egresso do Curso de Formação Continuada em Gestão e Produção Agropecuária em Propriedades Rurais Familiares deverá demonstrar competências gerais, listadas a seguir:
• Capacidade de planejar, gerenciar e executar técnicas, visando aumentar a eficiência produtiva e econômica das atividades agropecuárias, de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
• Atuar na atividade produtiva agropecuária, como elemento de transformação na comunidade onde está inserido;
• Selecionar e/ou produzir insumos;
• Realizar tratos culturais em espécies frutíferas e hortaliças;
• Desenvolver atividades de gestão rural;
• Manejar animais por categoria e finalidade (reprodução, alimentação, sanidade);
• Articular e envolver a família na produção agrícola e animal;
• Estruturar e se organizar para produzir para a merenda escolar.

Com o Curso de Formação Continuada Gestão e Produção Agropecuária em Propriedades Rurais Familiares espera-se que os egressos possam melhorar o funcionamento e a eficiência produtiva de suas propriedades. O egresso terá condições de atuar atuar na melhoria dos processos produtivos agropecuários, bem como na administração das propriedades rurais, de modo a permitir o desenvolvimento duradouro e a sucessão familiar no campo.

O trabalhador estudante egresso do Curso de Formação Continuada em Gestão e Produção Agropecuária em Propriedades Rurais Familiares deverá demonstrar competências gerais, listadas a seguir:
Capacidade de planejar, gerenciar e executar técnicas, visando aumentar a eficiência produtiva e econômica das atividades agropecuárias, de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
Atuar na atividade produtiva agropecuária, como elemento de transformação na comunidade onde está inserido;
Selecionar e/ou produzir insumos;
Realizar tratos culturais em espécies frutíferas e hortaliças;
Desenvolver atividades de gestão rural;
Manejar animais por categoria e finalidade (reprodução, alimentação, sanidade);
Articular e envolver a família na produção agrícola e animal;
Estruturar e se organizar para produzir para a merenda escolar.

A metodologia refere-se aos fundamentos e pressupostos filosóficos que fundamentam a formação dos agricultores, que baseada em um currículo interdisciplinar e dinâmico, visa contribuir para que os produtores rurais adquiram conhecimento, desenvolvam habilidades, competências e valores que possibilitem uma futura atuação profissional compromissada com critérios éticos, legais e de rigor científico.
Neste contexto, as estratégias de ensino referem-se aos meios utilizados pelos docentes na articulação do processo de ensino, em consonância com atividades e resultados esperados. Podemos classificar estas práticas pedagógicas em aulas expositivos cujo ponto principal é a reflexão da teoria e da prática, onde destacamos algumas atividades:
Aulas expositivas, reflexivas e dialogadas;
Participação dos trabalhadores estudantes em eventos;
Atividades de laboratório e aulas de campo;
Atividades de trabalhos em equipe;
Dinâmicas de grupo para avaliar a percepção dos alunos com relação aos temas propostos;
Exibição de vídeos e discussão de seu conteúdo.
A articulação entre a teoria e prática, educação e trabalho, a busca da interdisciplinaridade e contextualização das bases tecnológicas são importantes para que o processo de formação dos agricultores contribua efetivamente para o desenvolvimento e aplicação das competências adquiridas. O resultado desta construção é um indivíduo preparado com comportamento e entendimento de cidadão autônomo e competente.

Nome do responsável pelo projeto:
Coordenador do Curso - Douglas Antonio Rogeri
Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão - Tahis Regina Baú

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente.
A avaliação consiste em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Os resultados da avaliação,
bem como a frequência dos estudantes, serão registrados no diário de classe e transcritos para a ficha
individual do estudante. O controle da frequência das aulas será de responsabilidade do professor, sob a
supervisão da Coordenação dos Cursos FICs. Será obrigatória a frequência às atividades correspondentes
a cada componente curricular, ficando nela reprovado o estudante que não comparecer, no mínimo, a 75%
(setenta e cinco por cento) das mesmas.
Ao longo do período letivo, o professor deverá fornecer ao estudante informações que permitam
visualizar seus avanços e dificuldades encontrados na construção das competências. O resultado da
avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para
aprovação em um componente curricular é 6 (seis). O professor tem liberdade de atribuir valores
fracionados de 0 a 10 nas avaliações parciais.
A verificação do rendimento escolar será feita de forma diversificada, através de:
I - observação diária dos estudantes pelos professores, em suas diversas atividades;
II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;
IV - entrevistas e arguições;
V - resoluções de exercícios;
VI - relatórios referentes à visitas técnicas;
VII - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe.
Os critérios para o aproveitamento de conhecimentos e competências seguirão o Regimento
Didático Pedagógico, no título II – Dos cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ou Qualificação
Profissional, capítulo VI, da validação de componentes curriculares.

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