Political-Pedagogic Project

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Escolas da rede estadual e municipal da região.

Desenvolver habilidades e competências específicas para atuação em sala de aula no Ensino Médio, na unidade curricular de Filosofia.

 O curso de formação continuada em questão será realizado em modalidade a distancia, o que não
exime a necessidade de  encontros presenciais. O curso será dividido em  primeiro e segundo módulo.  O
primeiro módulo refere-se ao  Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA - na qual serão dadas as
instruções de uso das ferramentas que compõem o ambiente virtual. O primeiro módulo será  totalmente
presencial, com carga horária de 04 h.
No segundo módulo serão trabalhados as novas  metodologias para o ensino de Filosofia, por meio
de encontros presenciais  e a distancia . Os encontros presenciais acontecerão mensalmente, no Câmpus
Criciúma, e servem para informação coletiva, realização de avaliações, bem como  para encaminhamentos
e discussões das atividades e avaliações que também serão realizadas no ambiente virtual. O
acompanhamento  das atividades, bem como o atendimento de  dúvidas que surgirem no decorrer do curso,
ocorrerão   de forma constante, através do ambiente virtual moodle.
As atividades presenciais serão realizadas em comum acordo com o demandante (secretarias de
educação) para que o curso seja mais efetivo quanto a participação dos docentes. Tal parceria acontecerá
mediante a aprovação do Curso pelo CEPE.
As atividades desenvolvidas buscarão instigar a curiosidade e a criatividade dos participantes


visando à transposição das mesmas para o seu cotidiano no ensino. Serão realizadas interações síncronas
e assíncronas a fim de promover um diálogo constante entre estudantes e corpo docente. Pretende-se
utilizar os seguintes recursos e estratégias didáticas:
•  Fóruns de Dúvidas, Fóruns de Notícias e de Discussão de conteúdos;
• Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle, entre outras
ferramentas de interação.
•  Mídia interativa digital: textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pela equipe
docente, para tratar dos temas de forma lúdica e interativa;
•  Atividades de aprendizagem como tarefas, leituras complementares e outras, mediadas pela equipe
docente.
Os estudantes no AVEA terão acesso aos seguintes documentos: Plano de Ensino com orientações
detalhadas sobre o desenvolvimento da Unidade Curricular; Cronograma, com a distribuição das atividades
ao longo do curso de oferta.

Nome do responsável pelo projeto:
Geóvio Kroth
Contatos:
ensino.criciuma@ifsc.edu.br

Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar de trabalhos de pesquisa
individual e coletiva, resoluções de exercícios, planejamento e execução de experimentos ou projetos,
relatórios referentes aos trabalhos e visitas técnicas, bem como de autoavaliação descritiva.
             No registro das avaliações, os professores atribuirão uma nota para o desempenho de cada aluno,
de acordo com Regimento Didático Pedagógico.
A avaliação final será realizada pelo consenso do corpo docente, devendo o resultado ser expresso,
individualmente, da seguinte forma:
• O aluno será considerado Apto no curso se:
– sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;
– obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.
• O aluno será considerado Não Apto no curso se :
– sua frequência for inferior a 75% nas aulas;
– obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou
superior a 75%.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas no
decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o
desenvolvimento das competências, conforme a Organização Didático-Pedagógica do Câmpus Criciúma.

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