Political-Pedagogic Project

 O Curso de Formação  Continuada de NR-10 visa desenvolver competências e habilidades na interpretação e avaliação de normas de segurança relacionadas a serviços em eletricidade, com especial foco na norma NR-10.

           A partir de uma abordagem teórica e práticas vivenciais, busca-se conscientizar o aluno da importância da segurança em serviços de eletricidade.

Ver PPC.

  1 – Interpretar as normas de segurança envolvidas numa instalação elétrica de baixa

tensão, com especial foco na NR-10

2 - Avaliar e identificar os riscos profissionais decorrentes do trabalho com

eletricidade em baixa tensão,

3 - Identificar os sintomas de acidentes por choque elétrico;

4 - Avaliar as medidas preventivas contra incêndios

5 – Programar e implementar serviços em instalações elétricas em conformidade

     com procedimentos de trabalho segundo o que estabelece a NR.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno de forma solidária a construção do conhecimento. Nesse processo, a construção de novos saberes se dá em espaços em que alunos e professores são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica se dá mediante atividades que privilegiam a relação: aluno-professor e aluno-aluno. O fazer pedagógico se dá através de atividades pedagógicas que privilegiam a experiência vivenciada no ato de aprender.

A partir desse princípio serão desenvolvidas aulas práticas, dialogadas com a exposição das experiencias dos alunos, dentro de uma sequencia programada de conteúdos, visando atender as exigências especificas da Norma Regulamentadora NR 10 do Ministério  do Trabalho, será desenvolvido atividades praticas, visando o conhecimento da realidade  e a capacitação em habilidades especificas, sera aplicado avaliações programadas  para incentivar  os estudos e permitir uma certificação de competência, em virtude que os profissionais com a referida certificação iram poder trabalhar com equipamentos e instalações que atuam com eletricidade, que é uma atividade de alto risco e  periculosa.

Paulo Afonso Garcia Baran

Ver PPC

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv2.appdocker2-inst228/03/2024 20:33