Political-Pedagogic Project

Proporcionar um aprendizado no sentido de formar e atualizar o egresso para que esteja apto a diagnosticar e propor soluções em problemas envolvendo correção do fator de potência e qualidade de
energia.
- Fixar conceitos teóricos relacionados aos diferentes tipos de carga;
- Explanar sobre fator de potência em cargas lineares e não lineares;
- Exemplificar cálculos visando o dimensionamento de sistemas para correção do fator de potêcia;
- Entender o funcionamento de sistemas de correção de fator de potência de cargas não lineares;
- Fixar conceitos relacionados a qualidade de energia elétrica

Através da utilização das competências desenvolvidas durante o curso, aplicando as normas técnicas e os conhecimentos teóricos adquiridos, os egressos do curso FIC em questão poderão atuar na indústria local identificando   oportunidades   de   negócios,   buscando   melhorias   no   consumo   de   energia   e   eficiência energética. Também poderão atuar identificando problemas relacionados a qualidade da energia elétrica e possíveis soluções.

- Conhecer os tipos de cargas existentes e saber diferenciá-las;
- Identificar os diferentes tipos de potência elétrica;
- Planejar e executar atividades relacionadas a correção do fator de potência;
- Conhecer e Interpretar o funcionamento de filtros ativos e passivos para correção do fator de potência;
- Conhecer e interpretar os fundamentos relacionados a qualidade de energia elétrica

As aulas serão ministradas de maneira dialogada com o auxílio de um projetor. O conteúdo será abordado  de  maneira  gradual  onde  a   dificuldade  do   aprendizado  será  contornada  pela   realização   de exercícios   com   características   práticas   de   aplicação.   Casos   reais   da   aplicação   da   disciplina   serão estudados   de   modo   a   facilitar   a   utilização   das   competências   adquiridas   pelos   alunos   na   sua   vida profissional.

Rodrigo José Piontkewicz

Email: rodrigo.piontkewicz@ifsc.edu.br

Telefone: 47-9956-9727 / (47) 3276-960

O sistema de avaliação será realizado com base na frequência, que deverá ser superior a 75%, e na participação dos egressos no decorrer do curso.

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