Political-Pedagogic Project

Ver as competências gerais do egresso.

O egresso do curso poderá atuar: - como suporte técnico de instalação e configuração do SO Linux - como usuário comum do sistema em empresas que utilizem Linux - como administrador de sistemas iniciante - como desenvolvedor de Shell scripts iniciante

O egresso do curso deverá estar apto a: - Instalar o Sistema Operacional Linux, lado a lado com o Windows (dual-boot) - Usar os ambientes de texto e gráfico com desenvoltura para resolver problemas comuns do cotidiano - Desenvolver Shell Scripts para resolver problemas de manipulação e processamento de arquivos e automatização de tarefas no Sistema Operacional.

O curso de Linux e Shell Script será ministrado adotando-se uma metodologia dialógica, estimulando o aluno a participar do processo de ensino de maneira ativa, e não apenas passivamente. Por ser um curso de preparação para o mundo do trabalho, a metodologia adotada tem maior foco na articulação teórico-prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesse sentido, propõe-se realizar muitas atividades práticas de uso do sistema operacional e codificação de Shell scripts. O curso de 120h proposto se enquadra na modalidade semipresencial, onde 80h (dois terços) ocorrerão presencialmente em um laboratório de informática do campus, e 40h ocorrerão na modalidade a distância. Neste curso serão utilizados os recursos do NEAD (Núcleo de Ensino à Distância) bem como a plataforma Moodle.

Nome do responsável pelo projeto: Prof. Frank Juergen Knaesel

Contato: frank.knaesel@ifsc.edu.br

Conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção de conhecimentos. A utilização de diferentes instrumentos de avaliação possibilitará obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias à constituição da competência prevista no curso, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Por ser um curso de programação de computadores, a avaliação está planejada através dos seguintes instrumentos: codificação de programas pelos alunos, provas e apresentação de seus programas codificados. No que se refere a superação de dificuldades, a recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem. O registro da avaliação será realizado no Sistema Acadêmico, em números inteiros de 1 a 10, privilegiando sempre a análise do processo de construção de conhecimentos realizado pelo aluno ao longo de cada unidade curricular.

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