Political-Pedagogic Project

Este curso tem por finalidade formar profissionais para atuar com Partida e Proteção de Motores Elétricos, aptos a trabalhar em instalações elétricas industriais, fazendo a instalação e substituição de motores elétricos e componentes relacionados à partida e proteção destes motores, tendo como referência as normas técnicas NBR 5410 de baixa tensão e as medidas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

O Curso de Formação Continuada de  Partida e Proteção de Motores Elétricos visa desenvolver competências e habilidades no campo da eletricidade para setores industriais, especialmente em qualificar mão de obra nesta área.

1. Interpretar a analisar catálogos de componentes elétricos, manuais e tabelas;
2. Entender o funcionamento de componentes elétricos: contactor, disjuntor motor, rele térmico, etc.
3. Interpretar e implementar esquemas elétricos;
4. Interpretar placas de dados de motores trifásicos e monofásicos de corrente alternada;
5. Conhecer ferramentas utilizadas em instalações elétricas;
6. Instalar componentes elétricos;
7. Fazer as ligações de motores elétricos.

Apresentar ao aluno os componentes necessários para a partida de motores de indução trifásicos e monofásicos, bem como as partidas convencionais (direta, direta com reversão e estrela-triângulo). Ler esquemas de partida de motores. Entender e interpretar a placa de dados de um motor trifásico e monofásico.

Adilson Jair Cardoso,

adilson.jair@ifsc.edu.br

 

Responsável pela oferta no câmpus Jaraguá do Sul - Rau

Rogério Luiz Nascimento

rogerio.nascimento@ifsc.edu.br

A avaliação do curso primará pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam a análise do perfil desejado para o aluno egresso. As avaliações serão feitas através de questões discursivas, seminários ou atividades práticas desenvolvidas em laboratório.

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst225/04/2024 12:23