Political-Pedagogic Project

O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador para buscar, armazenar e processar dados e informações, de forma a auxiliá-lo em suas atividades diárias. Ele poderá atuar em estabelecimentos comerciais, escritórios, propriedades rurais e outros estabelecimentos que utilizam computadores para planejar, desenvolver e controlar suas atividades. Entre as principais atividades do egresso estão: Identificar os principais componentes de hardware e periféricos que compõe um computador e suas funções;

 Utilizar computadores para organização e armazenamento de documentos;

 Elaborar relatórios, textos, planilhas, formulários, esquemas e gráficos utilizando sistemas computacionais.

 Fazer cópias de segurança de dados armazenados no computador.

 Fazer uso dos softwares antivírus.

 Realizar pesquisas na Internet de forma adequada e segura;

 Utilizar a Internet como ferramenta de comunicação.

Além disso, o profissional egresso deverá também ser capaz de:


 Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação básica para o trabalho;

 Compreender a sociedade, sua gênese e transformação dos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;

 Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias e representações, estabelecendo estratégias de solução e integrando os conhecimentos das ciências e outros campos do saber.

O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador para buscar, armazenar e processar dados e informações, de forma a auxiliá-lo em suas atividades diárias. Ele poderá atuar em estabelecimentos comerciais, escritórios, propriedades rurais e  outros estabelecimentos que utilizam computadores para planejar, desenvolver e controlar suas atividades.

O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador para buscar, armazenar e processar dados e informações, de forma a auxiliá-lo em suas atividades diárias. Ele poderá atuar em estabelecimentos comerciais, escritórios, propriedades rurais e outros estabelecimentos que utilizam computadores para planejar, desenvolver e controlar suas atividades. Entre as principais atividades do egresso estão:

 Identificar os principais componentes de hardware e periféricos que compõe um computador e suas funções;

 Utilizar computadores para organização e armazenamento de documentos;

 Elaborar relatórios, textos, planilhas, formulários, esquemas e gráficos utilizando sistemas computacionais.

 Fazer cópias de segurança de dados armazenados no computador.

 Fazer uso dos softwares antivírus.

 Realizar pesquisas na Internet de forma adequada e segura;

 Utilizar a Internet como ferramenta de comunicação.

A prática pedagógica do Curso Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Médio na Modalidade PROEJA FIC – Operador de Computador orienta-se pelo Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, assim como pelos documentos EJA: Educação de Jovens e Adultos - Orientações 2010 e Orientações para Organização e Funcionamento das Unidades Escolares de Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual – 2011.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao estudante a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e estudantes são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do estudante. As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com aulas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, apresentações, seminários, desenvolvimento de projetos, além das atividades em laboratórios e práticas de campo, as quais privilegiam a relação teoria-prática dos saberes trabalhados ao longo do curso.

Wilson Castello Branco Neto 

Camila Koerich Espíndola.

A avaliação primará pelo caráter diagnóstico e formativo. Serão considerados critérios avaliativos, entre eles: Assiduidade, Realização das tarefas, Participação nas aulas, Avaliação escrita individual, Trabalhos em duplas, Colaboração e cooperação com colegas e professores.

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do estudante qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências.

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do estudante, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: - Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do estudante para o semestre seguinte; - Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. - Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos estudantes na constituição das competências.

Os critérios servirão de referência para o estudante avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos estudantes.

Conforme o Art. 41 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC (Resolução Nº 41, de 20 de novembro de 2014), o resultado da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez) e o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

Serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontros de Avaliação envolvendo os professores, os coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.

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