O aluno deverá estar apto a utilizar Sistemas Operacionais, podendo operar a internet e, por consequência, os recursos de ambientes virtuais (correio eletrônico, fórum, listas, redes sociais) sobre esse sistema. Também conhecerá estratégias de uso de processadores de texto, planilha eletrônica e editor e apresentação, além do princípio de funcionamento e das características técnicas de
computadores e periféricos.
Capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação enquanto suporte para atuação qualquer outra área.
Promover a capacitação em sistema operacional e aplicativos de software livre para com-
putadores pessoais;
Oferecer oportunidade de utilizar os recursos de informática para aprimorar conhecimento;
Familiarizar os alunos com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estrei-
tem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade;
Ampliar sua capacidade de trabalhar coletivamente, envolvendo-se em grupos de
interesse, utilizando ferramentas como a web para auxiliá-los em suas atividades;
Utilizar o computador para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia;
Debater a ética na WEB.
Não consta no PPC
Edilson Hipolito Da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br
A avaliação será baseada nas competências, considerando o aluno como um todo, seu
crescimento e desenvolvimento durante o decurso. Para tanto, não serão utilizados métodos so-
mativos, mas sim uma avaliação diagnóstica e formativa, que se preocupará com o estágio inicial
de conhecimentos do aluno, seu desenvolvimento durante o percurso, sua percepção quanto ao
seu próprio “caminhar”. Os professor também deverá observar a coerência do trabalho pedagógi-
co com o perfil do egresso previstos no Curso.
As avaliações serão compostas por:
Exercícios individuais e em grupo;
Atividades práticas em laboratório.
Além das competências técnicas, serão analisadas as seguintes atitudes dos alunos:
Assiduidade e pontualidade à aulas;
Postura e respeito ao próximo;
Cumprimento das tarefas solicitadas, respeitando os prazos;
Contribuição para as aulas com interesse, iniciativa e empenho
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada unidade
curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades no decor-
rer do período do próprio curso, que promovam a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimen-
to das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação,
cujo resultado será registrado pelo professor.