Political-Pedagogic Project

O Aluno do Curso de Libras Básico deverá estar apto a se comunicar em Libras em situações fundamentais de comunicação, além de compreender os conceitos e mitos que envolvem as pessoas surdas e sua diferença linguística.

Verificar Projeto Pedagógico do Curso;

Verificar Projeto Pedagógico do Curso;

Verificar Projeto Pedagógico do Curso;

Verificar Projeto Pedagógico do Curso;

A avaliação será realizada a cada encontro deixando a disposição dos integrantes do grupo um momento para que possam realizar o feedback, expondo seus sentimentos sobre as atividades propostas. A Avaliação será continuada e processual, observando a participação, apropriação e aplicação dos conceitos apresentados e conhecimentos vivenciados. Para realizar a avaliação serão utilizados vários instrumentos, tais como: observação diária dos alunos pelos professores; trabalhos de pesquisa, individual ou coletiva; trabalhos práticos; resolução de atividades propostas, seminários, avaliações de produção em libras. Quando o curso for
semipresencial, além dos instrumentos já citados, serão utilizados também: participação no ambiente virtual de aprendizagem, por meio de fóruns de discussão, atividades postadas, chats e outros que a prática pedagógica indicar.


Os registros das avaliações serão feitos de acordo com a nomenclatura que segue, conforme Organização Didática:
(I) – Insuficiente: ao aluno que não atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência;
(S) – Suficiente: ao aluno que atingir os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência;
(P) – Proficiente: ao aluno que superar os parâmetros mínimos estabelecidos para a construção da competência;
(E) – Excelente: ao aluno que ultrapassar as expectativas quanto à construção da competência.

Serão considerados conceitos de aprovação: Excelente (E), Proficiente (P) e Suficiente (S). Será considerado conceito de reprovação: Insuficiente (I).

O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada unidade curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição das competências. Para tanto, utilizar-se-á nomenclatura:

A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; 

NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.


A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Durante os estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliações, cujo resultado será registrado pelo professor. A frequência mínima obrigatória para aprovação deverá ser igual a 75% (setenta e cinco por cento).

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