Aplica fitorreguladores em frutíferas de clima temperado como forma de manejo para diversas finalidades, como raleio de frutas, redução do crescimento vegetativo, propagação, indução ou inibição do amadurecimento, dentre outras.
O egresso atuará na fruticultura, com amplo conhecimento sobre fitorreguladores aplicados em fruticultura. Os postos de trabalho serão propriedades familiares, empresas frutícolas, cooperativas, dentre outras, desempenhando atividade que visem maximizar a lucratividade, com menor impacto ambiental.
O egresso é profissional capaz de manejar plantas frutíferas de clima temperado com utilização de fitorreguladores, utilizando de forma racional e objetiva, como forma de maximizar a produtividade e reduzir demanda de mão-de-obra.
O curso será realizado por meio de tópicos de estudos com textos e vídeo-aulas no ambiente virtual de aprendizagem moodle, nas quais serão ministrados os conteúdos sobre fitorreguladores para frutíferas. Nas primeiras horas de estudo serão abordados conteúdos teóricos a fim de facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo. Durante os tópicos de estudo pelo ambiente virtual o professor deverá buscar uma relação entre o conteúdo ministrado e as experiências práticas dos alunos. Desta forma, a construção do conhecimento torna-se mais efetiva, uma vez que as experiências e problemas serão compartilhados em fóruns de discussões on-line. As aulas práticas serão ministradas com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, bem como na inter-relação com as experiências do cotidiano dos discentes.
Os professores do curso realizarão as atividades de tutoria a distância. Durante estas atividades, a interação entre professores e alunos será realizada por meio do moodle, com auxílio de fóruns e tópicos de discussão, entre outros componentes. O professor da unidade curricular organizará as atividades letivas, exercícios e atividades práticas, chats, fóruns de discussão e avaliações. Como tutores a distância, os professores também acompanharão o desempenho discente ao longo das atividades no moodle.
VER PPC
A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Neste curso, será realizada a avaliação diagnóstica por meio do ambiente virtual de aprendizagem, para identificar o conhecimento prévio dos discentes, no início do curso. Continuamente, durante o curso será realizada avaliação por meio da aplicação de atividades teóricas. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a
realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do curso, que possam promover a aprendizagem, como a realização de questionários e trabalhos a distância, bem como a execução de novas atividades práticas.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando atender aos objetivos da unidade curricular. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conteúdos necessários para atender aos objetivos do curso, visando a tomada de decisão sobre a continuidade no avanço no conteúdo da unidade curricular; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no PPC.
A avaliação será registrada pelo professor no diário de classe em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações. O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
Ao aluno que deixar de acessar e realizar as atividades a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). A mensuração da frequência será por meio do acesso ao moodle e realização das tarefas propostas.