Political-Pedagogic Project

Aplica fitorreguladores em frutíferas de clima temperado como forma de manejo para diversas finalidades, como raleio de frutas, redução do crescimento vegetativo, propagação, indução ou inibição do amadurecimento, dentre outras.

O egresso atuará na fruticultura, com amplo conhecimento sobre fitorreguladores aplicados em fruticultura. Os postos de trabalho serão propriedades familiares, empresas frutícolas, cooperativas, dentre outras, desempenhando atividade que visem maximizar a lucratividade, com menor impacto ambiental.

O egresso é profissional capaz de manejar plantas frutíferas de clima temperado com utilização de fitorreguladores, utilizando de forma racional e objetiva, como forma de maximizar a produtividade e reduzir demanda de mão-de-obra.

O curso será realizado por meio de tópicos de estudos com textos e vídeo-aulas no ambiente virtual de aprendizagem moodle, nas quais serão ministrados os conteúdos sobre fitorreguladores para frutíferas. Nas primeiras horas de estudo serão abordados conteúdos teóricos a fim de facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo. Durante os tópicos de estudo pelo ambiente virtual o professor deverá buscar uma relação entre o conteúdo ministrado e as experiências práticas dos alunos. Desta forma, a construção do conhecimento torna-se mais efetiva, uma vez que as experiências e problemas serão compartilhados em fóruns de discussões on-line. As aulas práticas serão ministradas com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, bem como na inter-relação com as experiências do cotidiano dos discentes.

Os professores do curso realizarão as atividades de tutoria a distância. Durante estas atividades, a interação entre professores e alunos será realizada por meio do moodle, com auxílio de fóruns e tópicos de discussão, entre outros componentes. O professor da unidade curricular organizará as atividades letivas, exercícios e atividades práticas, chats, fóruns de discussão e avaliações. Como tutores a distância, os professores também acompanharão o desempenho discente ao longo das atividades no moodle.


VER PPC

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Neste curso, será realizada a avaliação diagnóstica por meio do ambiente virtual de aprendizagem, para identificar o conhecimento prévio dos discentes, no início do curso. Continuamente, durante o curso será realizada avaliação por meio da aplicação de atividades teóricas. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a 

realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do curso, que possam promover a aprendizagem, como a realização de questionários e trabalhos a distância, bem como a execução de novas atividades práticas.

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando atender aos objetivos da unidade curricular. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conteúdos necessários para atender aos objetivos do curso, visando a tomada de decisão sobre a continuidade no avanço no conteúdo da unidade curricular; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no PPC.

A avaliação será registrada pelo professor no diário de classe em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações. O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

Ao aluno que deixar de acessar e realizar as atividades a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). A mensuração da frequência será por meio do acesso ao moodle e realização das tarefas propostas.


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