Political-Pedagogic Project


O público-alvo compreende o profissional envolvido com o processo de produção da construção
civil, tal como arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações, orçamentistas, desenhistas, vendedores,
representantes comerciais, entre outros.
Pré-requisito de acesso ao curso:
Os candidatos ao Curso de Formação Continuada deverão ter:
• Concluído o primeiro ano Ensino Médio, ou equivalente;
• Ter conhecimento básico de desenho técnico aplicado à construção civil.

• Empresas de arquitetura;
• Empresas de urbanismo;
• Empresas de engenharia;
• Empresas que confeccionam produtos para a construção civil;
• Empresas da construção civil, de forma geral.

• Domínio do software de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) de duas dimensões, 2D,
AutoCAD;
• Compreensão das representações gráficas dos mais diversos produtos da construção civil.

Todas as aulas serão de forma prática, sendo desenvolvidos projetos e modelagens de ambientes
durante todos os encontros. O aluno terá o acompanhamento do professor para melhor aproveitar as
possibilidades das ferramentas dentro dos softwares.


Miguel Correia de Moraes
Contatos:
miguel.moraes@ifsc.edu.br
(47)3627-4522

24 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem:
A avaliação do curso primará pelo caráter diagnóstico, formativo e emancipador, consistindo em um
conjunto de ações que permitam a análise do perfil desejado para o egresso. As avaliações serão feitas por
meio de atividades práticas em sala de aula.

A avaliação dos cursistas será conceitual de acordo com a nomenclatura que segue:

E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I - Insuficiente

O registro, para fins de documentação acadêmica, será efetivado ao final de cada módulo,
apontando a situação do aprendiz no que se refere à constituição de competências. Para tanto, utilizar-se-á
nomenclatura:

A - (Apto): quando obtiver conceitos E, P ou S e frequência mínima de 75%;
NA - (Não Apto): quando obtiver conceito I ou frequência inferior a 75%

A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades práticas no
decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o
desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à
avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor.

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