Political-Pedagogic Project

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Eletropneumáticos tem por
objetivo   desenvolver   competências   e   habilidades   no   campo   da  mecatrônica,
particularmente na área de eletropneumática industrial. A partir de fundamentos teóricos
de eletricidade básica, programação de controladores lógicos programáveis e mecânica,
propõe-se desenvolver no educando habilidades de raciocínio lógico e sistêmico para
elaboração, interpretação e construção física de circuitos eletropneumáticos.

Eletromecânica e Automação

As competências desenvolvidas no curso são:
1. Elaborar croquis e testar circuitos de aplicação da área eletropneumática por meio
de montagem física e de simulação computacional em software específico;
2. Interpretar   o   funcionamento   e   diagnosticar   problemas   de   circuitos
eletropneumáticos empregando as técnicas adequadas.

Não consta no PPC.

Luiz Fernando Henning | luizh@ifsc.edu.br

A avaliação do curso primará pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em
um conjunto de ações que permitam a análise da constituição das competências por parte
do aluno. As avaliações serão feitas através de questões discursivas, elaboração de
diagramas que representem o funcionamento de uma máquina ou processo comandado
por   uma   ou   várias   tecnologias   integradas,   estudos   de   casos   simplificados   e
acompanhamento das atividades desenvolvidas em laboratório. Através do processo de
avaliação, o professor:
1. Obtém   evidências   sobre   o   desenvolvimento   do   conjunto   de   conhecimentos,
habilidades   e   atitudes   necessárias   à   constituição   de   competências,   visando   à
tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de aprendizagem do
aluno durante o curso;
2. Analisa a coerência do trabalho pedagógico com o perfil do egresso, previstas no
Projeto do Curso;
3. Estabelece previamente critérios que permitam visualizar o progresso e os desafios
dos   alunos   no   desenvolvimento   das   competências.   Os   critérios   servirão   de
referência para o aluno avaliar sua trajetória e para o professor tomar decisões
quanto ao rumo dos processos de ensino e aprendizagem.

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst220/04/2024 08:29