Political-Pedagogic Project

O Curso BIOLOGIA PARA O ENEM: GENÉTICA E BOTÂNICA para o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) possibilitará àqueles que dele participarem:
facilitar a compreensão e o desenvolvimento da resolução das questões da prova do
ENEM;
interligar conceitos de Genética e Botânica com situações do cotidiano; e
compreender os objetivos propostos pelo ENEM no que diz respeito à área de Genética
e Botânica.

Ao terminar o curso, o participante terá adquirido, nas áreas de Genética e Botânica, as

competências necessárias para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino
Médio.

O Curso BIOLOGIA PARA O ENEM: GENÉTICA E BOTÂNICA para o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) possibilitará àqueles que dele participarem:
facilitar a compreensão e o desenvolvimento da resolução das questões da prova do
ENEM; interligar conceitos de Genética e Botânica com situações do cotidiano; e compreender os objetivos propostos pelo ENEM no que diz respeito à área de Genética e Botânica.

O desenvolvimento das aulas contará com a participação ativa dos discentes, em
um processo de construção de conhecimento que terá professor e aluno como sujeitos
atuantes. Para isso, os discentes serão instigados a participar ativamente das discussões
sobre os temas abordados, relatando suas experiências e seus pontos de vista em
relação a eles. As aulas serão expositivas e interdisciplinares, nas quais estará presente a
discussão do tema e o diálogo, sempre complementadas com a proposta de atividades e
exercícios para desenvolvimento e fixação das competências.

Fábio Zanella

E-mail: fabio.zanella@ifsc.edu.br
(049) 99932163
(049) 3344-8479

A avaliação será feita de forma continuada e processual, a cada encontro, levando
em consideração a participação nas atividades, a apropriação e a reflexão sobre os
conteúdos ministrados. A partir das avaliações, o docente poderá identificar as
dificuldades dos discentes e buscar alternativas para saná-las.
Conforme Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, o resultado da avaliação
será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
O resultado minimo para aprovação em um componente curricular e 6 (seis).
Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga
horaria estabelecida no PPC para o componente curricular sera atribuido o resultado 0
(zero).
O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diario de
classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).
A decisao do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de
avaliações.
A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os
objetivos ou competências propostos no plano de ensino.
O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações
parciais.
Ressalta-se que somente haverá atribuição de conceito avaliativo e,
consequentemente, possibilidade de certificação se o aluno apresentar, ao término do
curso, frequência presencial igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

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