Qualificar profissionais que atuam com a interpretação do patrimônio natural e histórico-cultural – especialmente em âmbito turístico – para promoverem, em suas atividades, a interpretação significativa ao público – com base no conhecimento do recurso, da audiência e de técnicas comunicativas apropriadas – e a conservação do patrimônio sob sua tutela.
A presente Formação Continuada aprimora e fortalece a interpretação do patrimônio que já vem sendo realizada por profissionais do segmento turístico - em nível local, regional e nacional, especialmente:
Guias de Turismo.
Condutores ambientais e culturais locais.
Monitores em museus ou em centros de visitação com foco ambiental ou sociocultural.
Profissionais que atuam com educação ambiental e patrimonial.
Interpretar o patrimônio natural e histórico-cultural em atividades turísticas e educativas, objetivando a significação do recurso pelo visitante e promovendo inter-relações cognitivas e emocionais do público com o mesmo.
Promover a proteção e conservação do patrimônio em atividades turísticas e educativas, através da interpretação com foco na significação pessoal do recurso, com sua consequente apreciação pelo público.
Planejar, organizar e gerir atividades interpretativas, promovendo sua avaliação periódica.
O componente curricular será desenvolvido através de:
aulas teóricas dialógicas;
realização de exercícios teóricos sobre fundamentos e metodologias interpretativas;
elaboração e execução de atividades interpretativas individuais pelos discentes, conforme as diferentes abordagens trabalhadas;
desenvolvimento de oficinas teórico-práticas envolvendo expressão corporal e contação de histórias;
realização de avaliações processuais: teóricas e atitudinais, além de autoavaliação discente ao final do componente curricular. (Consultar PPC na íntegra).
Liz Cristina Camargo Ribas - lizribas@ifsc.edu.br
Neste curso, as avaliações acontecerão através de:
Avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, leitura e discussão de textos, resumos, realização de trabalhos e tarefas, participação nas aulas, avaliação escrita, trabalhos, apresentação de seminários, colaboração e cooperação com colegas e professores.
Avaliação durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações, quando necessário. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno;
analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso; (Consultar PPC na íntegra).