Political-Pedagogic Project

Professores(as) de São Carlos e região, interessados(as) em geral.

No caso de egressos professores(as), teremos a possibilidade de atuação mais
qualificada no ambiente escolar, uma vez que o curso busca subsidiar o cumprimento da
legislação acerca do ensino de História da África e cultura afro-brasileira. Os egressos que não
sejam educadores, por sua vez, estarão mais preparados para atuar nos múltiplos espaços
inerentes à vida em sociedade.

O(a) aluno(a) egresso(a) do curso sairá mais capacitado, compreendendo melhor os
componentes curriculares trabalhados. O curso propiciará aos(às) alunos(as) uma maior
desenvoltura e conhecimento acerca das questões estudadas em aula. Além disso, o(a) estudante
poderá ensinar, à luz da historiografia contemporânea, a temática do curso, aprimorando os
debates em sala de aula.

Aulas expositivas e dialogadas, focando no trabalho coletivo e no desenvolvimento
individual. Para tanto serão trabalhadas diferentes estratégias de abordagens, tais como
discussão teórica da disciplina, debate sobre metodologias e estímulo ao raciocínio sobre práticas
pedagógicas, aqui entendidas como ações que professores(as) e alunos(as) fazem em diálogo,
em um processo de ação e reflexão1. Os(as) alunos(as) serão avaliados(as) conforme a sua
participação ao longo do curso.

Gabriela Correa da Silva]

gabriela.correa@ifsc.edu.br

A avaliação da aprendizagem terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Para tanto,
os(as) alunos(as) serão avaliados(as) através de atividades individuais, em grupo, por meio de
seminários que demonstrem a assimilação dos conteúdos trabalhados durante o curso, bem como
pela confecção de recursos didáticos para uso em sala de aula.

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