Political-Pedagogic Project

atuar como manicure e pedicure, por meio do uso de técnicas específicas e da aplicação
das normas de biossegurança, a fim de proporcionar cuidados e embelezamento das
unhas do cliente;
• planejar e gerir a carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, seus
impactos, riscos e oportunidades, considerando os princípios do empreendedorismo, da
ética, da cidadania e da qualidade de vida, relacionando-os com o seu próprio
desenvolvimento profissional, a fim de imprimir um diferencial profissional;
• analisar e conceituar a estrutura das unhas das mãos e dos pés, compreender sua
natureza, identificar as doenças, aplicar as técnicas de massagens e conhecer as técnicas
de embelezamento.

O profissional em manicure e pedicure atua no segmento de beleza, realizando higienização,
lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de
biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente,
respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais. Tem como área de atuação principal
os salões de beleza e ou o atendimento personalizado e domiciliar.

Atuar como manicure e pedicure, por meio do uso de técnicas específicas e da aplicação das normas de biossegurança, a fim de proporcionar cuidados e embelezamento das unhas do cliente. Planejar e gerir a carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, seus impactos, riscos e oportunidades, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida, relacionando-os com o seu próprio
desenvolvimento profissional, a fim de imprimir um diferencial profissional. Analisar e conceituar a estrutura das unhas das mãos e dos pés, compreender sua natureza, identificar as doenças, aplicar as técnicas de massagens e conhecer as técnicas de embelezamento.

A metodologia utilizada para ministrar as aulas e avaliar os alunos será através de aulas
expositivas, participativas e dialogadas sobre conceitos, exercícios e vivências, práticas
individuais e em grupo, interação com profissionais da área, vídeos demonstrativos, dinâmicas,
seminários, simulações, exposição de exemplos práticos e rotineiros, buscando a aprendizagem e
interação constante dos educandos. Cada professor deverá elaborar o plano de ensino de sua
respectiva disciplina, com base nos objetivos e na ementa disponibilizada neste PPC.

11 Nome do responsável pelo projeto:
Prof. Me. Robson Piacente Alves
12 Contatos:
Telefone: (49) 3561-5700
Celular: (48) 8451-2486
E-mail: robson.piacente@ifsc.edu.br

durante todo o período de aprendizagem. Assim contribuindo para um melhor desempenho, onde
podemos resolver problemas e falhas no decorrer do processo ensino-aprendizagem, contribuindo
para o desenvolvimento das capacidades dos alunos.
Os procedimentos de avaliação do curso serão realizados e definidos de comum acordo
entre a coordenação e a orientação dos cursos de Formação Inicial e Continuada.
Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a
participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado
o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária do curso e
Média Final de no mínimo 6,0.

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