Political-Pedagogic Project

O aluno egresso do Curso Técnico Integrado em Informática é o profissional com competências e habilidades para instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte. O Técnico em Informática é um facilitador dentro das organizações, com capacidade de utilizar a TI em todas as suas formas de aplicação, auxiliando na resolução de problemas relacionados à tomada de decisão de forma criativa, ética e empreendedora. Para além dos conhecimentos técnicos, pretende-se que o concluinte torne-se um profissional cidadão com autonomia intelectual, consciência ambiental, crítico, com atitude investigativa, sensibilidade social, habilidade de renovação do conhecimento, de expressão escrita e oral, de interação e relacionamento interpessoal, capacidade para trabalhar com os novos recursos de comunicação e uso das novas tecnologias, para o trabalho coletivo e interdisciplinar e comprometimento ético-político na defesa de direitos.

Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet. Tendo em conta as possibilidades de atuação anteriormente relacionadas, um amplo mercado é potencializado para o egresso, exemplificando alguns postos de trabalho: 1. Programador de aplicações móveis; 2. Programador de aplicações para desktop; 3. Programador web;
4. Desenvolvedor de jogos digitais; 5. Técnico de suporte; 6. Técnico de redes de computadores. Nestes postos de trabalho, podem estar inseridos indústrias do setor produtivo de maneira geral, empresas prestadoras de serviços, unidades produtoras de matéria-prima, instituições públicas, universidades e centros de pesquisa. O profissional poderá ainda, empreender de forma individual ou coletiva, tendo em vista sua preparação e as grandes e numerosas oportunidades do mundo digital e virtual.
28.1 Ocupações CBO associadas Conforme o catálogo nacional de cursos técnicos, são possibilidades de atuação segundo a classificação Brasileira de Ocupações: 317110 – Programador de sistemas de informação. 317210 – Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk). 317205 – Operador de computador (inclusive microcomputador). 313220 – Técnico em manutenção de equipamentos de informática.

Para atender o perfil de profissional anteriormente exposto, o Técnico Integrado em Informática deverá apresentar, após conclusão da sequência curricular mínima, as competências profissionais gerais, previstas na Resolução CNE/CEB nº. 04/99, de 05 de maio de 1999, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): 1. Comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos. 2. Dominar diferentes linguagens, desde idiomas até representações matemáticas e artísticas; 3. Compreender processos, sejam eles sociais, naturais, culturais ou tecnológicos; 4. Diagnosticar e enfrentar problemas reais; 5. Construir argumentações; 6. Elaborar proposições solidárias; 7. Conhecer os princípios de Informática e tecnologia de informação de empresas, comprometido com o desenvolvimento da sua região; 8. Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações da Informática; 9. Conhecer e utilizar softwares para automação de escritório (processador de textos, planilha eletrônica e software de apresentação); 10. Desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação, de forma responsável e com consciência de seu papel social; 11. Informatizar processos de negócios através da identificação de oportunidades e da elaboração e execução de projetos empregando os conhecimentos da área; 12. Implantar, manter, prestar suporte e utilizar sistemas computacionais, visando o seu uso de forma alinhada e atualizada com o seu propósito; 13. Expressar de forma proficiente na escrita e na oralidade, atendendo as demandas do mundo do trabalho e da vida em sociedade; 14. Analisar o ambiente organizacional, com visão sistêmica do empreendimento.

Ver PPC

Eliane Maria Zandonai Michielin, eliane.michielin@ifsc.edu.br, (49) 3441-7939.

ver PPC

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv2.appdocker2-inst218/04/2024 09:23