Political-Pedagogic Project

Objetivo geral:

Aprimorar o processo de formação dos professores de Educação Infantil, articulando letramento e gêneros textuais, a fim de qualificar esses profissionais, visando ao desenvolvimento da educação nesse nível de ensino na região norte de Santa Catarina, por meio do IFSC, Campus Jaraguá do Sul – Rau.

Objetivos específicos:

- desenvolver, durante o curso, projetos de ensino para a Educação Infantil baseados em gêneros textuais e implementá-los, avaliando a pertinência de seu projeto e de suas práticas e metodologias ao público-alvo, percebendo-se como autor e pesquisador de suas próprias práticas;

- produzir saberes acerca de gêneros textuais, com ênfase ao que tange às práticas discursivas de crianças entre 4 e 5 anos; - desenvolver práticas de leitura e escrita docente que visem à formação integral e ao letramento dos alunos da Educação Infantil;

- fundamentar as práticas de letramento na Educação Infantil, tendo como base gêneros textuais;

- registrar e comunicar práticas docentes por meio de diferentes gêneros textuais, orais e escritos, tais como: painel, resumo expandido, artigo científico e relato de experiência.

Os egressos do curso poderão atuar em planejamento, aplicação, supervisão, orientação e avaliação de atividades e projetos que visem ao letramento de alunos da Educação Infantil por meio de gêneros textuais.

1. Planejar e desenvolver atividades de letramento baseadas em gêneros textuais para a Educação Infantil.

2. Desenvolver projetos de letramento a partir de gêneros textuais.

3. Utilizar diferentes gêneros orais e escritos com o objetivo de fortalecer-se como pesquisador de suas práticas docentes e como autor de sua produção intelectual, avaliando os impactos da ação docente e socializando a produção de conhecimento.

O curso será ofertado na modalidade presencial, com 20% de sua carga-horária destinada ao desenvolvimento de atividades a distância. Para os encontros presenciais, haverá momentos de exposição, debates dirigidos e atividades coletivas, organizadas em grupos ou duplas, com vista ao aprofundamento e aplicação de conceitos e estratégias pedagógicas. Como suporte ao desenvolvimento dos objetivos, os professores em formação continuada neste Curso FIC terão dezesseis horas de atividades de estudo, interação com os professores e avaliação a distância, em ambiente virtual de aprendizagem, onde encontrarão material didático produzido para o estudo a distância como videoaulas, livros e artigos autorais, glossários e roteiros de estudo e poderão interagir com colegas, tutores e docentes.

No decorrer do curso, está previsto o uso de metodologias ativas, nas quais os sujeitos em formação se constituem com autonomia e assertividade para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, de cunho científico e com base na formação integral dos educandos. Como possibilidades de metodologias ativas serão utilizados estudo de caso, pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida. No modelo de sala de aula invertida, o cursista estuda previamente o tema ou conteúdo que será discutido em aula a partir de materiais e recursos disponibilizados anteriormente pelo professor ou realiza pesquisas de forma autônoma. Atualmente, esse processo é bastante favorecido pelas ferramentas e tecnologias digitais, que ressignificam os tempos e os espaços para ensinar e aprender. As Unidades curriculares incluirão também aulas expositivas e dialogadas, com estudo de textos selecionados e escrita de trabalhos autorais, planejamento e desenvolvimento de projetos didáticos e realização de grupos reflexivos para que os professores em formação continuada possam compartilhar suas experiências e ressignificar suas vivências profissionais.

As avaliações serão realizadas por meio de atividades desenvolvidas em aulas presenciais e a distância, tais como resenhas, questionários, resumos, projetos didáticos, artigos e comunicações orais, desenvolvendo o espírito científico e a formação integral dos participantes do curso; e recuperação será contínua, garantindo a permanência e o êxito dos discentes. A avaliação da aprendizagem de tópicos desenvolvidos a distância será ainda realizada por meio de atividades de estudo e instrumentos de avaliação como fóruns, chats e questionários e textos dissertativos.

Profº Anderson Bertoldi

Contato: anderson.bertoldi@ifsc.edu.br

A avaliação será contínua e diversificada, buscando estimular os professores em formação continuada a pesquisarem, refletirem sobre suas práticas didáticas em sala de aula e desenvolverem seu empoderamento como professores-pesquisadores e autores de seus próprios textos acadêmico-científicos. Os instrumentos de avaliação podem incluir: I - trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo; II - escrita autoral de resumos e resenhas; III - avaliações dissertativas ou questionários; IV - planejamento e desenvolvimento de projetos de ensino; V - relatos de experiência; VI - realização de eventos na área de Educação; VII - escrita de artigos, trabalhos e resumos científicos; VIII - escrita de capítulo de livro; IX - participação em eventos na área de Educação; e X autoavaliação descritiva. As produções orais e escritas que comporão a avaliação dos alunos serão sistematicamente avaliadas, pode ser solicitada aos alunos a reescrita de seus trabalhos. Com vistas ao pleno desenvolvimento dos objetivos estabelecidos no plano de ensino e ao atendimento dos requisitos de permanência e êxito, a recuperação será contínua. A avaliação da aprendizagem de atividades realizadas a distância será realizada por meio de participação em chats e fóruns e pela realização de questionários dissertativos, textos dissertativos e estudos de caso, a partir de material didático produzido pelos professores das UC, tais como videoaulas, livros e artigos autorais.

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