Projeto Político Pedagógico

O Técnico em Eletrotécnica é um profissional que instala, opera e mantém sistemas de geração,
transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestruturas residenciais, comerciais e industriais. O profissional dessa área pode   ainda   participar   da   elaboração   e   do   desenvolvimento   de   projetos   de   instalações   elétricas   e   de infraestrutura para sistemas: eletrônicos, de telecomunicações, instalações elétricas e de segurança. Além disso, o Técnico em Eletrotécnica aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas sustentáveis. Esse profissional tem competência também para atuar como empreendedor na área.

Prestadoras de serviço;
Indústrias em geral, nas atividades de instalação, manutenção e automação;
Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos;
Concessionárias de energia elétrica.

1. Instalar, operar e manter instalações, máquinas e equipamentos elétricos;

2. Executar a montagem e testar sistemas eletroeletrônicos;
3. Instalar, programar e testar sistemas de automação industrial e comandos elétricos;
4. Planejar e executar serviços de manutenção;
5. Elaborar, interpretar e executar projetos elétricos residenciais, prediais e industriais compatíveis com a
formação profissional;
6. Dimensionar e especificar materiais e equipamentos de instalações residenciais, prediais e industriais;
7. Supervisionar a qualidade dos sistemas produtivos e serviços da área elétrica;
8. Atuar na assistência técnica e comercialização de materiais e sistemas elétricos;
9. Instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
10. Participar de equipes técnicas de desenvolvimento;
11. Dominar as técnicas de medições e ensaios em instalações, máquinas e sistemas elétricos;
12. Elaborar relatórios e laudos técnicos;
13. Coordenar e orientar equipes de trabalho;
14. Atuar de forma responsável nas questões do meio ambiente e eficiência energética;
15. Dominar as normas técnicas de saúde e segurança no trabalho;
16. Empreender e inovar na área.

A proposta do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica é formar técnicos capazes de lidar
com   os   desafios   inerentes   à   profissão   e   instigar   o   desenvolvimento   do   espírito   crítico   e   a
consciência   socioambiental.  Assim,   a   metodologia   de   trabalho   é   baseada   na   construção   do
conhecimento como ferramenta de crescimento pessoal e profissional, de forma que o discente
possa superar suas dificuldades e identifique-se com as atividades da profissão.
Há uma preocupação com a trajetória que o discente deverá seguir a fim de obter o diploma de
técnico, com o intuito de promover a interdisciplinaridade e trabalhar temas transversais ao longo
do curso, como ética ambiental, segurança no trabalho, integração entre diferentes culturas, meios
sociais, étnicos e de comportamento, dentre outros.
Considerando a necessidade de reforçar as atividades práticas, procurou-se aumentar as horas
de aulas práticas e definir, já no projeto de curso, qual é a carga horária prática estimada. Assim,
procura-se desenvolver o espírito inovador nos discentes, sempre buscando um equilíbrio entre a
teoria e a prática. Além das atividades práticas das diversas unidades curriculares, o discente
desenvolverá, no último semestre do curso, o Projeto Integrador, no qual deverá resgatar vários
conhecimentos adquiridos em semestres anteriores e pesquisar novos a fim de desenvolver um
projeto em grupo. A proposta é que o grupo de estudantes escolha um dentre alguns temas da
área de Eletrotécnica e possa desenvolver o projeto buscando: agregar novos conhecimentos,
desenvolver   o   espírito   científico,   pesquisar   novas   tecnologias,   efetivar   um   projeto   prático,
dimensionar componentes e dispositivos, entre outros. Ao final, o grupo apresentará o resultado
do projeto a uma banca de professores e poderá divulgar seu trabalho nos eventos abertos à
comunidade oferecidos pelo campus, como a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e a
Semana   do   Curso  Técnico.  Além   das   atividades   em   sala   de  aula,   aulas   práticas   e   projeto
integrador, o discente participará em diversas atividades paralelas ao curso, dentro e fora do
campus, como visitas técnicas, participação em feiras e seminários e apresentação dos projetos
nos eventos abertos à comunidade. Dessa forma, o Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica
pretende disseminar o conhecimento científico e tecnológico, abrindo as portas do campus para
que a comunidade conheça as atividades realizadas pelos estudantes.

Rogério Luiz Nascimento
rogerio.nascimento@ifsc.edu.br
(47) 3276-9600

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada através de diferentes ferramentas de
acompanhamento de apropriação de competências, pela observação das atividades individuais e
em grupo, exercícios orais e escritos, avaliações escritas com e sem consulta ao material de
apoio,   atividades   de   pesquisa   de   conceitos,   atividades   de   pesquisa   em   grupo,   seminários,
desenvolvimento de artigos, atividades práticas, visitas técnicas, elaboração de relatórios, dentre
outras. A metodologia de avaliação aplicada a cada unidade curricular é aberta, atendendo às
especificidades da unidade e à vivência de cada docente. A cada avaliação é atribuído uma nota.
O discente será considerado Aprovado na unidade curricular se conseguir que a média das
avaliações seja maior ou igual a 6,0, além de ter frequência igual ou superior a 75% da carga
horária prevista, conforme legislação.
Em caso de não atingir a frequência mínima na unidade curricular ou obter uma média menor que
6,0, o discente será considerado Reprovado.
Durante o semestre letivo, haverá dois momentos de avaliação em grupo, denominadas Reuniões
de Avaliação ou conselhos de classes. Aproximadamente na metade do semestre, acontecerá a
Reunião de Avaliação participativa, momento de discussão e reflexão do desempenho em grupo e
individual   dos   estudantes,   com   ênfase   nos   aspectos   qualitativos,   como   questionamentos,
interesse, participação, desempenho individual, interação com colegas e outros. Esta reunião
acontece   com   a   presença   dos   estudantes,   que   fazem   um   balanço   do   processo   ensino-
aprendizagem sob a sua perspectiva.  Paralelamente acontece  uma avaliação qualitativa dos
docentes, dos coordenadores de curso e da equipe pedagógica por parte dos discentes, a fim de
que haja uma discussão posterior e consequente reflexão sobre as atividades realizadas até
então. A Reunião de Avaliação Final acontece após o término do semestre letivo e objetiva a
discussão acerca dos resultados obtidos ao final do processo e decisão acerca do aproveitamento
individual de cada estudante e propostas de mudanças ou melhorias no processo.

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